Vitrine Online, a melhor informação !

NO BAIRRO DE PIRATUBA – ANÁLISE REVELA A CAUSA DA MORTE DE MILHÕES DE ABELHAS EM DEZEMBRO

Análise realizada por um laboratório especializado na pesquisa de resíduos de uso agropecuário revelou a presença do composto Flutriafol, um fungicida de uso agrícola, nas amostras de abelhas coletadas para esclarecer a mortandade de milhões desses insetos em um apiário no bairro de Piratuba, no município de Ibiúna.

As mortes começaram a ser observadas no dia 11 de dezembro. No dia seguinte, o apicultor João Adão de Moura Leal, procurou a vitrine online para noticiar o fato. Por volta do meio-dia, a revista fez uma entrevista ao vivo com ele e, na sequência, publicou três matérias exclusivas sobre o assunto, já que se tratava de um fato preocupante.

Em seguida entrou em contato com o secretário do Meio Ambiente, Jean Marcicano, a fim de saber as providências que seriam tomadas. No mesmo dia, o produtor fez um contato pessoal com o mesmo secretário, que determinou o envio de uma equipe para fazer uma verificação no local. A partir daí, foram colhidas amostras de abelhas e se iniciou a procura de laboratórios especializados para esclarecer a causa das mortes.

No dia 1º de março, a Secretaria de Agricultura de Ibiúna publicou nota de esclarecimento no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura anunciando o resultado da pesquisa feita por um laboratório especializado como se lê na abertura dessa matéria.

PROVIDÊNCIAS

A Secretaria da Agricultura e a Secretaria do Meio Ambiente atuaram em conjunto e tomaram diversas providências, com o objetivo de evitar que ocorram novos episódios, o que inclui “orientação ao produtor rural sobre boas práticas agrícolas e conscientização sobre o uso correto dos agrotóxicos”.

Leia, na íntegra, o esclarecimento divulgado pelas autoridades municipais:

Comentários