PADRE DANIEL – ‘A FESTA DE SÃO SEBASTIÃO É UM MISTÉRIO QUE PRECISA SER EXPERIMENTADO’

“A Festa de São Sebastião é um mistério, existe uma mística, que só quem faz a experiência de vir aqui em Ibiúna pode entender e sentir a devoção de 40 mil pessoas que se reúnem no centro da cidade para acolher o Santo com amor e devoção”, afirmou hoje (24) à tarde o padre Daniel Vitor, em entrevista ao vivo para a revista vitrine online.

Hoje pela manhã, milhares de romeiros partiram para o Sertão para buscar a imagem de São Sebastião em sua capela localizada no bairro do Pocinho, a 27 quilômetros do centro da cidade de Ibiúna, debaixo de chuva, vento e um frio que não consegue esmorecer os fiéis.

Às 20h30, se realiza missa e procissão luminosa no Sertão.

Amanhã (25), às 06 horas, realiza-se a missa da saída dos romeiros que trazem a imagem de São Sebastião para a cidade; às 12 horas, realiza-se missa na Fazenda Santa Maria, no bairro do Piaí.

A imagem chega por volta das 17 horas ao coreto no início da Avenida São Sebastião, na entrada da cidade, e segue para a praça da Matriz de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Ibiúna. Ali se dá o momento máximo da manifestação de fé, devoção, em uma tradição que completa exatos 100 anos.

ALEGRIA CONTAGIANTE

Aos 32 anos, padre Daniel Vítor demonstra uma alegria contagiante em suas relações com a comunidade. Consegue manter a cabeça em ordem para coordenar todos os pormenores da festa e chama todos pelo nome de modo gentil e simples. Sempre com um sorriso no rosto. E como uma coisa gera a outra é tratado de modo reverente e carinhoso por todos que o encontram.

“O andor chega e é carregado em cada braço dos devotos, como uma experiência única e maravilhosa” – descreve padre Daniel Vitor, assinalando:

“Quando a gente vê o povo feliz e fervoroso, de fato acaba se inflamando, o que suscita o sentimento da fé que vem de Cristo.”

Na condição de coordenador-geral dos festejos do Centenário de São Sebastião, padre Daniel Vitor, se sente um privilegiado, de estar, junto com os demais padres aqui da cidade, “à frente dessa manifestação de fé junto ao povo de Deus”. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *