LIVRE DO PLÁSTICO – PROJETO DE GARRAFAS FEITAS DE UM FUNGO E BAGAÇO DE LARANJA GANHA PRÊMIO

A cerveja Corona, com a Parley for the Oceans, revelou o grande vencedor do desafio “Livre de Plástico”, o Projeto PW-F que está desenvolvendo garrafa sustentável para substituir o uso de garrafas plásticas para armazenar os mais diversos produtos. 

A inovação receberá um aporte da Corona no valor de R$ 20 mil para continuar a pesquisar e desenvolver embalagens que são feitas, essencialmente, com filamentos do fungo micélio (retirado de cogumelos) na parte externa e, na parte interna, com fibras do bagaço de laranjas. Além de evitar o uso do plástico, a garrafa final é biodegradável e se decompõe em até dois meses, entregando nutrientes para o solo.

“Fico muito feliz de ter sido escolhido como o vencedor de um projeto como esse, pois sabemos que inovações como essa precisam do apoio correto para serem aplicadas e testadas antes de chegarem aos consumidores”, afirma Rodrigo da Silva Ferreira, natural de Anápolis e idealizador do PW-F. “Vamos investir o prêmio em expandir nossos testes para garantir a aplicabilidade em escala das garrafas e, assim, levar uma variação à garrafas de plástico ao mercado”, finaliza.

O grande vencedor, anunciado durante um evento em São Paulo, foi eleito por uma banca que contou com a presença de representantes de Corona x Parley: Bruna Buás, diretora de marketing de Corona, e Juliana Poncioni, Parley; além de Richard Lee, Head de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev, Erik Novaes de Almeida Silva, Diretor de Procurement e Sustentabilidade Packaging da Cervejaria Ambev, Cintia Tieme Kita, Gerente de Projetos da TriCiclos, e Fernanda Daltro, Head de Campanhas da ONU Meio Ambiente no Brasil.

O Desafio “Livre de Plástico” de Corona x Parley quis envolver start ups, empresas e pessoas a encontrarem soluções ao uso do plástico de uso único, e inspirá-las a tirar do papel ideias que pudessem impactar positivamente o meio-ambiente.

O projeto global Corona x Parley foi lançado em 2017 e já promoveu mais de 500 ações de limpeza de praia, com 25.808 voluntários em 15 países. No Brasil, acontece desde fevereiro de 2019 e promoverá mais de 20 limpezas de praias e ativações de conscientização e engajamento em diversos paraísos naturais do país. Para saber mais sobre o projeto, acesse www.protectparadise.com.

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *