EDITORIAL – SUSAN SONTAG E O CORAJOSO ATO DE UMA PROFESSORA IBIUNENSE

Susan Sontag (1933-2004), escritora, crítica de arte, e ativista nos Estados Unidos, graduada pela Universidade de Harvard, se destacou por suas defesas dos direitos humanos.

Seu livro Diante das dores dos outros abre um leque de indagações provocando a reflexão nos leitores interessados no tema. Como o sofrimento de um desconhecido nos toca e nos mobiliza?

São tantas as cenas de guerra e violência que nos atingem diariamente, que esses fatos se banalizam.

Por instinto, o ser humano sente-se atraído pela “forma curiosa” aos desastres, mortes e acidentes. São essas as notícias que mais atraem as atenções que, de modo especial, a televisão se especializou em divulgar massivamente notícias dessa natureza. Potencializa audiência como forma de entretenimento e não necessariamente de dor. Sontag deixou sua marca de compaixão pelos seres humanos.

Aqui publicamos o grito por “socorro” de uma mãe ibiunense para que sua filha seja submetida a uma cirurgia de retirada de sua vesícula, em extremo sofrimento com “dores terríveis e vômitos contínuos”.

“Há cerca de um ano estamos buscando por ajuda”, informou a mãe. Levou-a ao Hospital Municipal, tomou medicamentos e voltou para a casa, onde continua padecendo fortes dores.

Esperamos que as autoridades da Saúde tomem providências eficazes e superem a lentidão burocrática dos procedimentos. Outras mulheres comentaram serem vítimas da mesma angústia.

Uma professora ibiunense, Luana Maria Ferreira Fernandes, profissional dedicada e responsável, foi muito além do simples “up” que muitos grafam no espaço de comentários dos grupos sociais.

Corajosa, publicou notícia em vitrine online em que conclui que: “Se a lei funcionasse, não veríamos tantos absurdos na cidade”, movida pela mesma emoção que professores e outros servidores públicos sentiram quando souberam por meio comunicado da Prefeitura que seus pagamentos sofreriam atrasos.

Luana, em suas palavras, que parecem representar sentimentos de muitos, aponta uma série de problemas na Educação e em outros setores da administração pública e realça, categórica:

“A administração faz suas próprias leis aqui em Ibiúna.” 

________________

NOTA DA REDAÇÃO – Na madrugada de hoje (9), a mãe da jovem que precisa de uma cirurgia para retirada da vesícula, ligou diversas vezes para o editor de vitrine online pedindo ajuda. A filha estava sofrendo muitas dores e ela precisava de uma âmbulância para levá-la ao Hospital Municipal. Conseguimos o transporte por uma ambulância da APH, a filha foi atendida e tomou medicamentos para diminuir a dor e cotar os vômitos [leia matéria que publicamos], mas em seguida foi dispensada e continua seu sofrimento. É preciso que o secretário da Saúde, Samuel Rodrigues da Silva, intervenha com a maior brevidade possível para que ela realize a cirurgia. A mãe pediu para que a filha fosse levada para Cotia onde, tinha esperança de que a filha recebesse os cuidados especializados necessários. Não sabemos, até o momento, se conseguiu levar a paciente, já que não dispõe de recursos para pagar transporte particular.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *