IBIÚNA – PREFEITO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA NO MUNICÍPIO

O prefeito de Ibiúna,  médico João Mello (PSD), por meio do decreto nº 2659, de 2 de março, declarou estado de emergência no município de Ibiúna, válido por 180 dias, “em virtude de alagamento, inundações, enxurradas e danos causados a pontes, a vias públicas, urbanas e rurais, além de exposição de pessoas a risco”.

Além de outras particularidades contidas nos oito artigos do decreto, no artigo 6º destaca-se o fato de que, com essa medida, o governo municipal fica dispensado licitar “os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres…”

Por razões que vitrine online desconhece, a prefeitura confinou a divulgação dessa medida relevante apenas no âmbito do Diário Oficial eletrônico e deixou de informar a imprensa local a fim de que esta possa dar conhecimento amplo à população.

Como a prefeitura teria obtido recentemente a Certidão Negativa de Débito – CND, o que significa que poderá utilizar verbas acordadas com bancos oficiais e que estariam retidas exatamente por falta daquela certificação, a prefeitura terá disponibilizados recursos consideráveis para realização de obras no município, em pleno ano eleitoral.

 Vitrine online apurou que na sessão da Câmara Municipal da próxima terça-feira (10), vereadores da base oposicionistas deverão assinar requerimento pedindo esclarecimentos ao chefe do Executivo para saber se a liberação das licitações será utilizada somente em obras e serviços relacionados com os danos causados pelas chuvas ou também de forma geral, já que “essa brecha existe”, segundo declarou um vereador. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

 

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *