IBIÚNA – NESTA 4ª-FEIRA TERMINA O PRAZO PARA REALIZAÇÃO DE CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS

Nesta quarta-feira (16), finda o prazo para a realização das convenções partidárias para indicação dos candidatos a prefeito, vice e vereadores. A Câmara ibiunense tem 15 vereadores.

O dia 26 será a última data para registro das candidaturas e, somente aí se saberá, de fato e de direito, quais serão os candidatos àqueles cargos. Por enquanto, todos os nomes concorrentes continuam na condição de pré-candidatos, não podendo, portanto, pedir voto aos eleitores.

No dia seguinte, 27, domingo, terá início a campanha eleitoral, inclusive na internet.

A eleição para prefeito em Ibiúna, que não terá segundo turno, será realizada no dia 15 de novembro, daqui a dois meses. A diplomação dos eleitos ocorrerá, no máximo, até o dia 18 de dezembro.

Em razão de estarem impedidos de fazer campanha, os pré-candidatos têm procurado marcar presença, sobretudo pelas redes sociais, por meio de lives, entrevistas sobre temas gerais, visita aos bairros, sobretudo para mostrar os problemas encontrados em vários setores de responsabilidade pública, celebração de toda a espécie de dia, a pretexto de homenagear categorias profissionais, santos, aniversariantes e, como se observa, anúncios de pré-candidaturas ilustrados com respectivas fotos de personalidades sorridentes.

Como a maioria das convenções já realizadas, aparentemente faltam apenas duas ou três, que devem cumprir esse ato indispensável nesta quarta-feira (26). E, como era de se esperar, cada qual procurou repercutir da melhor maneira possível esse ato que toma caráter tanto de prestígio público quanto de coesão política de cada grupo.

Alguns poucos grupos com propósitos políticos já em curso ou criados recentemente já apresentam argumentos e posições em defesa daqueles que apoiam ou de ataque aos futuros adversários de urna. É esperado, se for mantida a tradição política local, que os antagonismos se intensifiquem de maneira mais clara e contundente, assim que a campanha política propriamente dita estiver autorizada.

O que ainda não se sabe qual será o comportamento efetivo do eleitorado ibiunense, sobretudo daqueles que residem nos bairros da área rural do município onde se concentra o maior número de eleitores [em torno de 60%], dos cerca de 60 mil aptos a votar. Ibiúna conta com cerca de noventa bairros, em sua extensão territorial de 1.058 km2. É preciso admitir, neste momento, que podem se confirmar 9 candidatos a prefeito, caso nada se altere até o momento do registro das candidaturas.

 

 

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *