ZEZITO FALCI, EX-PREFEITO DE IBIÚNA, MORRE AOS 88 ANOS

O ex-prefeito José Vicente Falci (Zezito Falci), considerado o prefeito que realizou o maior número de obras públicas no município de Ibiúna, morreu aos 88 anos.

Na solenidade de posse ao cargo de prefeito de seu sobrinho, em 2016, com o salão do Clube de Campo de Ibiúna completamente lotado, quando entrou acompanhado de sua esposa, foi ovacionado pelo público de pé por vários minutos, numa demonstração do carinho popular e reconhecimento por sua administração como prefeito durante 10 anos.

Entre outras obras com sua assinatura figuram o prédio do Paço Municipal e a Rodoviária da cidade.

Ainda muito jovem, aos dezoito anos, foi eleito vereador e reeleito várias vezes, de l982 a 1988, quatro da segunda gestão, de 1992 a 1996, sempre pelo mesmo partido, o antigo PMDB.

Zezito tinha uma relação com a população marcada pela simpatia e carisma incomparável na histórica política ibiunense.

Vitrine online entrevistou Zezito Falci em 2013 em sua residência no condomínio Colinas. A entrevista na realidade se transformou num longo bate-papo de horas. Zezito queria falar sobre a cidade e sua história e relembrou muitos fatos desde sua adolescência e vida adulta. Era um político nato e conquistou um prestígio notável de homem público.

Ele deixa esposa, uma filha, um filho e três netos.

A prefeitura de Ibiúna decretou luto oficial de três dias no município.

Até o momento em que escrevíamos esta noticia não sabíamos o local do velório de Zezito Falci que deverá ser restrito a uma hora em virtude das medidas protetivas decorrentes da pandemia pela covid-19.

“IBIÚNA É TUDO PARA MIM”

Em março de 2013, aos 80 anos, Zezito Falci deu a seguinte declaração publicada por vitrine online, em comemoração ao 156º aniversário da cidade:

“Ibiúna significa tudo para mim, minha vida. Nasci aqui, aqui me criei, formei minha família, fiz questão que meus netos também nascessem aqui. Me envolvi com a cidade desde menino, acompanhando meu pai, Antonio Falci, que de sapateiro entrou na vida pública. Trabalhei muitos anos atrás do balcão do bar, vendi caminhões e tratores até entrar na política. Todo homem quando entra na política se transforma. Decidi trabalhar pelo desenvolvimento e progresso de Ibiúna e realizei muitas obras que são marcos definitivos da minha contribuição como administrador da cidade. Aos dezoito anos fui eleito vereador, e reeleito várias vezes, fui prefeito da cidade por dez anos, seis (quando não havia reeleição) de l982 a 1988, quatro da segunda gestão, de 1992 a 1996, sempre pelo mesmo partido, o PMDB. Acho que cumpri bem minha missão e espero que o novo governo de Ibiúna seja bom.”

ATUALIZAÇÃO – Luigi Antônio Falci, irmão de Zezito Falci, comunicou agora há pouco que Zezito morreu hoje (17) e que seu velório será realizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, no centro de Ibiúna. No entanto, não informou o horário que deve ser restrito a uma hora por conta das restrições decorrentes da pandemia.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *