RIBEIRÃO PRETO – IMESC REALIZA MUTIRÃO DE EXAMES DE DNA NESTE SÁBADO PARA DEFINIR PATERNIDADE

Cerca de 200 famílias de Ribeirão Preto e região serão atendidas neste sábado (23), a partir das 8h, pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) na coleta de sangue para a realização de exames de DNA. A expectativa é atender no mínimo cerca de 600 pessoas durante todo o dia.

O objetivo deste mutirão é acelerar os processos de cidadãos que dependem da justiça gratuita que ficaram parados na época em que ocorreram as quarentenas, por causa da pandemia da covid-19 

Serão recolhidas amostras de material genético exclusivamente de pessoas que tenham recebido intimação judicial para a realização do teste de paternidade, que é previamente agendado com os familiares envolvidos – mãe, filho e suposto pai. Será deslocada uma equipe de funcionários técnicos da sede do Imesc em São Paulo para a realização do atendimento. Todo material recolhido será analisado no laboratório do Instituto em São Paulo, considerado um dos mais equipados da América Latina.

A unidade descentralizada do Imesc em Ribeirão Preto atende em média oito (8) famílias de terças e quintas, totalizando 16 por semana e 64 ao mês, oriundas de Cajuru, Brodowski, Sertãozinho, São Joaquim da Barra, Monte Alto, Batatais, Guariba, Bebedouro, Franca, Miguelópolis, Orlândia, Colina, Pontal e Ribeirão Preto.

Atualmente, o IMESC conta com 11 polos regionais de atendimento, no interior e no litoral, localizados nas cidades de Américo Brasiliense, Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. A coleta de forma descentralizada foi iniciada em 2005 e, só em Ribeirão Preto, já foram atendidas até o momento 46.798

Para a realização do exame, basta a retirada de uma gota de sangue de cada uma das partes envolvidas. O material segue para análise laboratorial e o laudo é emitido entre 30 e 180 dias. Para a solicitação do exame, é preciso procurar um fórum ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *