Vitrine Online, a melhor informação !

TEATRO – “REMINISCOR” DISCUTE A QUESTÃO DA FINITUDE DO HOMEM

O Clã – Estúdio das Artes Cômicas, núcleo artístico da Cooperativa Paulista de Teatro, faz temporada de seu novo espetáculo adulto, “Reminiscor”, na sede da Companhia do Feijão, a partir do dia 31 de outubro, com apresentações de quintas-feiras a domingo, até 24 de novembro.

Reminiscor é fruto da pesquisa do grupo sobre a questão da memória e da ancestralidade. O processo, iniciado em 2010, inspirou a criação de máscaras de anciãos pelos atores. O grupo se valeu do rito fúnebre popular da “Coberta d’Alma”, que acontece em algumas cidades e regiões do Brasil, como a base de sua encenação, em que uma pessoa é escolhida para representar o morto e este escolhido deverá ser vestido tal e qual o falecido para que seus familiares presentes possam se despedir dele revivendo momentos importantes de sua vida, fazendo assim com que essa alma possa descansar em paz.

O espetáculo “Reminiscor” foi concebido com simplicidade, potencializando a força das imagens que são evocadas por meio de uma linguagem fantasiosa e cúmplice do público e toda a trilha sonora é executada ao vivo, ampliando essa relação. O tema central da obra sensibiliza por se tratar de um pensamento universal: a questão da finitude do homem.

“Um homem só é esquecido quando deixamos de contar histórias a seu respeito e para não se cair no esquecimento, é preciso viver histórias dignas de serem contadas. O morto vive na árvore, mas vive ainda, obviamente, na mente e no corpo de cada homem ou mulher com quem ele trocou afeto, amizade, solidariedade.” Manual Mínimo do Ator – Dario Fo 

O Clã – Estúdio das Artes Cômicas busca um fazer teatral que privilegia a formação, a investigação e a experimentação artística – que são os objetos da pesquisa desenvolvida continuamente por Cida Almeida, fundadora do grupo, que completa doze anos em 2013. O trabalho efetuado pela encenadora-pedagoga, no qual convergem a pedagogia das máscaras de Jacques Lecoq e a busca da identidade dos artistas a partir de sua história, sua trajetória e suas raízes, vem permitindo o aprimoramento – tanto da formação desses artistas quanto de um método próprio de construção artística do coletivo.

Sinopse

Os moradores da cidade mítica de “Reminiscor” enterram seu último filho, rememorando um antigo ritual no qual um amigo do morto chega à cidade para representar passagens da sua vida. Desta forma recontam e revivem suas histórias, para que não caiam no esquecimento.

Ficha técnica

Direção Geral: Cida Almeida
Elenco: Caio Franzolin // Caio Marinho // Gabriel Küster // Julia Pires // Juliana Oliveira //
Paula Praia
Diálogo Artístico: Kátia Naiane e Ivanildo Piccoli
Direção Musical: Denilson Oliveira
Músico Co”nvidado: Leandro Perez
Dramaturgia: Cida Almeida
Direção de Arte: Caio Franzolin e Caio Marinho
Iluminação: Ari Nagô
Operadora de Luz: Amanda Massaro
Produção: o Grupo

Serviço

Espetáculo:
Reminiscor, do Clã – Estúdio das Artes Cômicas
Duração: 65 minutos
Classificação Etária: 16 anos
Quando: 31 de Outubro a 24 de novembro
Horário: quintas, sextas e sábados às 21h00 e, domingo, às 20h00
Onde: Sede Cia do Feijão
Endereço: Rua Dr. Teodoro Baima 68, República, São Paulo, SP. Telefone: (11) 3259-9086
Quanto: R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,0
0 (estudantes e idosos)

Comentários