SOS ITUPARARANGA APRESENTA BALANÇO ANUAL ANIMADOR

A SOS Itupararanga, organização ambientalista que atua na preservação da Represa Itupararanga e auxilia no desenvolvimento sustentável da região realizou no último sábado (23), na sua sede em Ibiúna, a tradicional assembleia anual em que apresenta o balanço de suas atividades.

O encontro dirigido pelo presidente da entidade, João Rodarte, contou com a participação de diretores, conselheiros, parceiros e convidados que testemunharam a apresentação de resultados animadores em 2024.

A diretora executiva da SOS Itupararanga, Viviane de Oliveira, fez um relato em que figura a atuação destacada em ações e projetos em suas diversas áreas, como saneamento, educação ambiental e formação de jovens.

A diretora avaliou que os números não apenas “impressionam” como representam a capacidade da ONG na execução de importantes projetos que contribuem para a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga e para a conservação da represa. Ei-los, em resumo:

. Foram realizados 7 projetos de biossistemas para tratar o esgoto das comunicades rurais de Ibiúna, onde a Sabesp não atua, como frisou em entrevista à TVUNA, João Rodarte, que anunciou já terem sido investidos R$ 6 milhões na implantação de biodigestores;

. Mais de 2.800 toneladas de esgotos deixam de ser lançadas nos rios que abastecem a represa todo mês;

. Mais de 1.500 jovens formados pelo curso de informática básica;

. Somente em 2024, mais de 700 alunos atendidos pelas ações de educação ambiental da ONG;

. Este ano, estreou seu projeto de cultura, realizando um curso básico de violão para jovens da cidade.

PARTICIPANTES

Viviane de Oliveira, João Rodarte, Mário Pires, José Aníbal e senhora

Entre os convidados, estiveram o gestor da APA de Itupararanga, Waldnir Gomes; o Prof. André Cordeiro, coordenador do Grupo de Trabalho de Crise Hídrica (este por teleconferência), que atualizaram informações sobre futura concessão da usina, a outorga e o licenciamento de Itupararanga.

A Sabesp se fez presente com a participação do engº Rafael de Angelis, que apresentou um panorama do saneamento em Ibiúna, com obras em andamento e futuros investimentos para os serviços de água e esgoto do município.

O prefeito e o vice-prefeito eleitos, Mário Pires e Naldo Firmino, assim como o futuro secretário de Educação do Município, Sebastião Latarullo, também participaram da reunião.

Pires, num breve discurso, assinalou a importância de cuidar do meio ambiente em Ibiúna, especialmente considerando a riqueza de seus recursos hídricos, se colocando à disposição para firmar parcerias com a SOS Itupararanga.

Pires: ‘ Vamos firmar parceria com a SOS Ituparanga em defesa do meio ambiente, da segurança hídrica e alimentar’

O futuro prefeito enfatizou a necessidade de garantir a segurança hídrica e alimentar em que Ibiúna se destaca exatamente por seus mananciais e produção agrícola.

Ele se mostrou preocupado com a questão fundiária que assola o município e que precisa ser equacionada, uma vez que o loteamento clandestino de hoje será o grande problema de amanhã.

O ex-senador José Aníbal, que há muitos tem propriedade em Ibiúna, também estava presente à reunião.

2025

Rodarte, em entrevista à TUNA, em relação a 2025 disse: “A gente tem uma expectativa  de bom entendimento com o novo prefeito e, com isso, a gente pretende desenvolver mais ações em conjunto na preservação do meio ambiente e também auxiliá-lo na questão fundiária sobre a qual ele revelou notável preocupação.”

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *