IBIÚNA – POSSE DO NOVO PREFEITO EMOCIONA A CIDADE

A vibrante multidão que lotou o maior salão de eventos da cidade de Ibiúna e se aglomerou na frente do Paço Municipal foi a maior manifestação de apreço, apoio e ratificação da esperança no governo do prefeito de Ibiúna, advogado Mário Pires.

O rito de passagem do antigo para o novo governo municipal durou cerca de cinco horas e se realizou ontem (1º), com início previsto para as 9h30, no Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna – CCEI.

Na sequência, o prefeito recebeu as chaves da cidade das mãos do representante da segurança pública, GCM Apolo Rolim. A cena final foi uma benção e aspersão de água benta no gabinete pelo pároco da Igreja de Nossa Senhora das Dores, Fábio Rosário dos Santos.

SURPRESAS E LÁGRIMAS

A emoção foi o fio condutor no ambiente humano das cerimônias. Dois fatos surpreenderam os cidadãos. O primeiro foi a chegada de Mário Pires sobre uma mula, portando a bandeira da cidade, acompanhado de um grupo de tropeiros, para marcar uma tradição que “moldou a história da cidade”.

A segunda surpresa foi a chegada do novo prefeito ao Paço Municipal, acompanhado de sua mulher, Roberta Castanho, e o filho, Pedro, em um fusquinha azul, modelo 1977, com o sinal de táxi sobre o teto, numa tocante homenagem ao seu pai, Mário Pires. Foi num veículo similar que seu pai, um taxista, fez a sua última viagem, por ter sido morto por assaltantes, durante seu trabalho.

Mário estava ansioso, naturalmente, e foi às lágrimas algumas vezes, mesmo, como se observou, fizesse um notável esforço para manter-se no controle da situação. Uma delas ocorreu quando fez a leitura do compromisso assumido no cargo [estava ao lado de sua mulher no palco da solenidade]:

“Prometo exercer, com dedicação e lealdade, o meu mandato, respeitando a lei e promovendo o bem-estar do município.”

A mesa formada para a cerimônia de posse dos novos prefeito, vice e quinze vereaedores

Também se emocionou visivelmente quando discursaram na porta do Paço Municipal o pastor evangélico Abel Domingues e o padre da Igreja Matriz de Ibiúna, Fábio Rosário dos Santos.

Ambos, com diferentes palavras, ressaltaram a esperança depositada no novo prefeito e manifestaram que darão todo o seu apoio para que esse novo governo cumpra a promessa de trabalhar pelo bem-estar e felicidade do povo.

POVO CHORA DE ALEGRIA

Também houve muitas pessoas que choraram de alegria, tanto no salão onde se realizou a cerimônia de posse, com notável vibração das pessoas, quanto defronte o Paço Municipal, abraçando fortemente Mário Pires hipotecando solidariedade e confiança em seu governo.

Mário Pires viveu um dia de grandes emoções, como a multidão que prestigiou a sua posse

GRANDES DESAFIOS

Houve hasteamento das bandeiras do Estado de São Paulo, do Brasil e de Ibiúna, passagem do comando da Guarda Municipal e a entrega das chaves, com execução do Hino Nacional, “Noiva Azul”, do municipio e música religiosa.

Fizeram breves discursos na ocasião Mário Pires e o vice-prefeito Naldo Firmino. Ambos deixaram claro que vão enfrentar grandes desafios, que o povo precisa compreender que as conquistas não serão feitas do dia para a noite, mas que estão acostumados ao trabalho duro desde suas infâncias em Ibiúna.

Pastor Abel Domingues, primeira-dama Roberta Castanho, prefeito Mário Pires; padre Rosário Fábio dos Santos; vice-prefeito Naldo Firmino; segunda-dama Márcia Firmino

OLHAR PARA A FRENTE

Em entrevista à TVUNA, que veiculou diversos flashes ao vivo da ceriônia de posse, para permitir que as pessoas que não estavam naquele local pudessem acompanhar a solenidade de suas casas, Mário Pires, já no seu gabinete, reiterou que está preparado para enfrentar os desafios, que não pretende ficar preso aos problemas e sim olhar para frente:

“Costumo dizer que o parabrisa é maior que o retrovisor que é para a gente olhar para frente.”

Padre Rosário faz oração de benção ao gabinete e, em seguida, asperge água benta no local de trabalho do novo prefeito

ALTO-ASTRAL

Durante todo o transcorrer de ambas as cerimônias, o que se percebeu foi um notório e contagiante alto-astral de centenas de pessoas, alegres, felizes, esperançosas, que raramente se viu em eventos dessa natureza no passado.

CÂMARA ELEGE MESA DIRETORA

Após os depoimentos de cada um dos vereadores empossados, eles elegeram a Mesa Diretora da Câmara para o exercício de 2025, que ficou assim composta:

Presidente, Paulinho Dias;

1º vice-presidente, Dito da Guarda;

2º vice-presidente, Tiago Godinho;

1º secretário, Abel do Cupim;

2° secretário, Rodrigo de Moraes.

A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Ibiúna deve ocorrer na primeira terça-feira de fevereiro, dia 4.

No entanto, poderá haver sessões extraordinárias em janeiro se forem convocadas pelo chefe do Executivo.

Os quinze vereadores empossados: Devanil, Francine, Tiago, Lucas, Adailton, Paulo Dias, Dito da Guarda, Pururuca, Abel, Carlinhos, Valnei, Rodrigo Moraes, Rodrigo Lima, Lucas Pires e Charles Guimarães
Surpresa pela tradição: novo prefeito chega montado em mula com um grupo de tropeiros ibiunenses
Mário Pires ao lado da mãe, Maria Noêmia de Oliveira, e do fusca azul 1977, em homenagem ao pai que era taxista e foi assassinado quando exercia essa profissão em Ibiúna

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *