IBIÚNA – JUSTIÇA PROÍBE PASSAGEM DE CAMINHÕES NA PONTE NOVA

Ouvido o Ministério Público do Estado de São Paulo – MP-SP, o juiz da 2ª Vara da Comarca de Ibiúna, Dr. Wilson Henrique Santos Gomes, determinou  à Prefeitura de Ibiúna e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP que apresentem “com urgência” o laudo sobre as condições de segurança da Ponte Nova, localizada sobre o Rio Soracaba, na estrada que liga Ibiúna a Mairinque.

A ponte estava interditada desde o dia 27 de dezembro, provocando um caos viário em toda a região, e fora reaberta ao tráfego na tarde de ontem (20).

Na prática, a medida proíbe a passagem de caminhões sobre a ponte, considerando o laudo técnico elaborado pelo engenheiro civil Marcelo Zambardino, na condição de inspetor especial Ibiúna, indicado pelo CREA-SP para periciar e emitir um parecer técnico da ponte, que foi entregue ao prefeito municipal na tarde do dia 16.

Supostamente, a liberação do tráfego na ponte autorizada pela Justiça estava baseada no laudo fornecido pelo Departamento de Estradas de Rodagem – DER. O juiz tornou impreterível anexar ao processo o laudo feito pelo CREA-SP, que considerou fundamental impedir a passagem a veículos pesados, a fim de evitara riscos à segurança pública.

[Para os demais veículos, citados abaixo a ponte continua com o trânsito liberado sobre a ponte]

Em síntese, o laudo concluiu que “a ponte pode ser liberada ao tráfego” somente para peruas escolares, vans, caminhonetes, tratores pequenos, veículos leves (automóveis), motos, bicicletas e pedestres, “já que a ponte não oferece risco de colapsar ou qualquer outro risco de acidente com a estrutura, se respeitado o uso operacional normal”.

Devido às condições estruturais observadas na ponte, Zambardino recomendou a “obstrução [impedimento] da passagem [pela ponte] de caminhões, carretas, máquinas de terraplenagem e agrícolas de grande porte (colheitadeiras), com monitoramento e controle da execução dessa recuperação, desenvolvido por empresa especializada”.

[leia matéria na íntegra sob o título IBIÚNA – CREA-SP DIZ QUE PONTE PODE SER LIBERADA AO TRÁFEGO – www.revistavitrineibiuna.com.br]

JUSTIÇA CITA REVISTA VITRINE ONLINE

A decisão judicial menciona a revista vitrine online, como referência para a adoção da medida.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *