SORRIR PROMOVE IMEDIATA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR ENTRE AS PESSOAS

Esta semana, na condição de  profissional da comunicação, fui convidado a participar em São Paulo de reunião em uma experiente agência de propaganda especializada em campanhas eleitorais. É, em julho, começam as campanhas para as eleições de 5 de outubro! Havia basicamente duas coisas a serem aprovadas a imagem visual do candidato e o seu slogan. Vimos algumas fotos pré-selecionadas e aprovamos uma em que há duas características predominantes: o sorriso e o brilho nos olhos do personagem. Para não passar batido, o encontro também serviu para integrar a equipe de campanha do candidato e os profissionais da agência.

Então falemos do sorriso. Segundo diversos estudos o sorriso opera milagres tanto para a pessoa que sorri quanto para o “seu espelho” que é a face da outra pessoa que recebe o sorriso. Fiquemos aqui com conceito do sorriso franco e verdadeiro, porque o sorriso falso ou dissimulado é percebido sem grande dificuldade até mesmo por pessoas menos observadoras.

Um sorriso sincero e franco tem o poder de despertar um sentimento amistoso na outra pessoa. Ele diz “gosto de você”, “você também vai se simpatizar comigo”, “você também vai gostar de mim”, “você merece um sorriso”, etc. O sorriso promove um imediato bem-estar entre as pessoas, gera um ambiente de mútua confiabilidade, mesmo que você esteja diante de um estranho pela primeira vez. O sorriso também traz o mútuo sentimento de que somos “velhos conhecidos”. O sorriso é uma chave de ouro para dar início a um relacionamento amistoso e para afastamento da chamada fobia social [medo de se relacionar com os outros].

O sorriso é tão importante que é ensinado em clínicas de relações humanas e tem lição de casa que é, por exemplo, todas as manhãs sorrir para você mesmo diante do espelho. Para os mais inibidos a dica é olhar no espelho e dizer a palavra “whisky”. Assim os músculos faciais vão relaxando e, com o tempo, fica mais fácil sorrir, assim como os músculos do corpo ficam mais fortes quando se faz exercícios de forma regular e continuada.

Um famoso psicólogo norte-americano, William James, observou que tanto nossas ações definem nossos sentimentos quanto nossos sentimentos influenciam nossas ações. Resumindo: o homem ri porque está contente e fica contente porque ri. E, sinceramente, num mundo transbordante de egos inflacionados, nada como um bom sorriso para tirar de letra e manter nossas emoções saudáveis e tranquilas.

Bem, voltando ao começo da conversa, o sorriso franco, sincero, espontâneo e confiante projeta uma imagem positiva do candidato e conquista o coração e o voto dos eleitores pelo efeito mágico de uma relação de simpatia mútua que se cria naturalmente.(C.R.)

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.