ATENÇÃO: SAÚDE FARÁ TESTE PARA HEPATITE C NOS DIAS 29 E 30

A Secretaria Municipal da Saúde de Ibiúna, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizará na quarta-feira (29) e na quinta-feira (30), das 9 às 14  horas, triagem (teste) para hepatite C, no estacionamento do Supermercado Ibiúna.Também será feito o teste simples de sangue. O resultado sai em 30  minutos e é gratuito. Mais informações: (15) 3241.2601]. Essa iniciativa  corresponde ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, que se  comemora na segunda-feira (28).

As hepatites virais provocam inflamação no fígado e segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de 1 milhão de mortes por ano são atribuídas às hepatites virais. Os vírus da hepatite B e C são as principais causas de câncer de fígado no mundo, correspondendo a 78% dos casos. Os principais sintomas da doença são: cansaço, fadiga, dor abdominal, colúria (urina escura), hipocolia fecal (fezes esbranquiçadas), febre, diarréia, náuseas, vômitos. A doença geralmente não apresenta sintomas graves, o que retarda a identificação da patologia.

A hepatite B torna-se crônica em até 5% dos casos, dos quais, até 40% podem evoluir para cirrose e/ou câncer de fígado. Na hepatite C, quase 80% dos casos evoluem para a forma crônica, sendo responsável por 40% dos casos de cirrose e 60% dos cânceres primários de fígado.

As hepatites B e C são transmitidas por meio de contato com sangue de uma pessoa que tenha a doença – transfusão de sangue, relações sexuais sem camisinha, compartilhamento de material para uso de drogas e de higiene pessoal, como por exemplo seringas, aparelhos de barbear e outros que possam cortar ou furar a pele. Ocorre transmissão também da mãe infectada para o filho durante a gestação, sendo que na Hepatite B o risco é ainda maior, pois pode haver transmissão no parto e na amamentação.

 

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.