ACIDENTE DE TRÂNSITO FERE ZELADOR DO PARQUE ECOLÓGICO ITUPARARANGA

 O zelador do Parque Ecológico de Itupararanga, Givaldo Andrade Santos,  49, sofreu um grave acidente automobilístico por volta das 16 horas desta  sexta-feira na Estrada Cachoeira, nas proximidades do acesso ao  Condomínio Ferradura, no bairro da Cachoeira. Logo após uma curva, a  Brasília azul que dirigia, colidiu violentamente com dois postes, um de  madeira que foi arrancado do chão onde estava enterrado cerca de um  metro e lançado à distância e um de cimento instalado ao lado do outro.  Gil, como é conhecido, sofreu  violento impacto do volante no peito que  se projetou em sua direção e a perna esquerda. Socorrido pela  ambulância do Samu e duas guarnições da Guarda Civil Municipal foi  conduzido para o Hospital Municipal de Ibiúna.

Gil teve que ser retirado do carro por pessoas que transitavam naquele trecho e ficou estirado no chão queixando-se de fortes dores no peito e na perna esquerda. Os socorristas Valmir, Clóvis e Amarildo fizeram todos os procedimentos visando assegurar a imobilização de sua coluna, da perna e do braço esquerdo, também ferido próximo à mão.

Consciente, Gil explicou que “perdi o freio”, porque a pastilha estava extremamente gasta e, após fazer uma curva à esquerda e tentar reduzir a velocidade a Brasília saiu da pista de rolamento colidindo com os dois postes.

Acidentes dessa natureza são comuns na Estrada da Cachoeira e em outras estradas e ruas do município. Frequentemente envolvem veículos antigos [a Brasília deve ter sido fabricada em 1975] e que não recebem a manutenção necessária para estarem em condições de trafegar em segurança. A propósito, a Guarda Civil Municipal, que aborda cerca de quatrocentos veículos nas ruas do município e apreende aqueles que estão irregulares por falta de habilitação ou licenciamento com data vencida, poderia também passar a interferir nos casos em que os veículos se apresentem sem condições de uso, como faz a Polícia Rodoviária. Essa medida beneficiaria em primeiro lugar os próprios condutores dos veículos para evitar acidentes.

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.