NOVOS ARTISTAS – EM DEZEMBRO, JOVENS IBIUNENSES VÃO EMOCIONAR A POPULAÇÃO

 Aprendi a ser mais seguro, a andar com o rosto erguido, a falar em voz alta”,  celebra Vitor Santos Conceição, 16, aluno da Escola Estadual Professor  Roque Bastos. Essa declaração é o resultado das aulas de teatro que tem tido  com diretora teatral Sandra Babeto. Pela mesma razão, Claudiane Viera  Pedroso,16, aluna da Escola Estadual Maria Angerami Scalamandré,  sustenta: “Não tenho mais vergonha. Agora converso com os colegas na  escola e no trabalho sem entrar em pânico”.

Ambos os jovens fazem parte do grupo de 52 estudantes que participam do projeto Corpo Incena Dante Adiante, que ensina técnicas de teatro para alunos da rede pública e resultará na montagem de uma peça baseada no livro “Todos contra Dante”, de Luís Dill. Semanalmente, o grupo se reúne para aprender com Sandra Babeto técnicas corporais e vocais de teatro, além de discutir temas relacionados com a arte.

A peça é baseada no livro Todos contra Dante, mas o projeto chama-se Dante Adiante. A previsão de estréia é na semana de 8 a 12 de dezembro. Algumas apresentações serão na Casa de Cultura Osório do Amaral e outras deverão ser nas escolas Escola Estadual Maria Angerami Scalamandré e Escola Estadual Professor Roque Bastos, de onde são os alunos que participam do projeto. Uma coisa pode ser esperada: será emocionante ver jovens estudantes se expressando com liberdade e confiança e interpretando como novos artistas.

Os alunos criarão todas as cenas, o cenário e os figurinos a serem utilizados no espetáculo. São duas horas e meia de trabalho intenso, muitas vezes sem intervalo tal o interesse e a concentração dos alunos.

“A gente tem que aproveitar essas oportunidades de gente que vem de fora porque elas são muito poucas”, comemora Claudiane Pedroso referindo ao projeto levado pela atriz para Ibiúna com o patrocínio da Votorantim Energia e do Instituto Votorantim, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) .

Daniela Gerdenits, do Instituto Votorantim, assinala que “surgiu a oportunidade de investimento social na área cultural por meio do projeto Dante Adiante, que hoje cumpre seu objetivo de envolver não somente os alunos que vivenciam técnicas teatrais, mas vai além, abrangendo toda a cidade em apresentações que valorizam seus ‘artistas’ locais”.

“Estados afetivos”

“Como possibilitar a vivência de estados afetivos tão belos, a magia do fazer teatral para jovens com condições financeiras e culturais menos favorecidas? Fui aluna de escola pública, vivi de perto essa realidade e, atualmente, percebo a transformação que a arte realizou na minha vida. Queria, não, mais que isso, senti a obrigação de retribuir, de proporcionar a mesma oportunidade que tive para outros jovens”, conta Sandra Babeto ao revelar como teve a ideia de montar o Dante Adiante.

“Há muitas demandas dentro das instituições escolares. As escolas mantêm uma grade curricular apertada, não há espaço e tempo para um trabalho mais profundo. Com o teatro, surgiu a ideia de gerar esse espaço além da grade curricular da escola para os jovens das escolas públicas”, explica a diretora teatral.

Por sete anos, Sandra Babeto trabalhou no grupo Macunaíma de Antunes Filho, um dos mais importantes diretores de teatro do Brasil. Nesse período, teve a oportunidade de viver em um mundo cultural rico em filmes, livros, peças e obras de arte. Um mundo até então desconhecido para ela. Sua formação pedagógica e psicodramática lhe impuseram um desafio: como levar esse conhecimento a outros jovens? Foi aí que tudo começou.

“Foi uma alegria conseguir um patrocinador para o Dante Adiante. Ele está acontecendo desde agosto em Ibiúna. Os olhares dispersos, as risadinhas nervosas, o medo da exposição e os gestos tímidos estão sendo substituídos por olhares mais atentos e focados, gestos mais amplos e confiantes, expressões mais conscientes, por sensações de serem capazes, importantes, talentosos. É maravilhoso ter essa oportunidade. Trabalhamos com tanta dedicação e envolvimento que não sentimos o tempo passar”, declara a atriz.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.