NO SÁBADO, 21 MIL IBIUNENSES COM IDADES ENTRE 2 E MENOS DO QUE 19 ANOS SERÃO VACINADOS CONTRA MENINGITE TIPO “C”

Por meio de nota, a prefeitura de Ibiúna anuncia que no próximo sábado (13), das 8 às 17 horas [mas em horários diferentes de acordo com os bairros – leia tabela abaixo] irá aplicar 21 mil vacinas contra meningite meningocócica tipo “C”, que causou a morte de uma aluna de 10 anos do Colégio Objetivo no dia 19 de novembro e mantém uma outra menina, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Sará Sará, internada no Hospital Regional de Sorocaba. Vinte equipes com um total de 100 pessoas atuarão nessa campanha, que vinha sendo esperada ansiosamente pela população.

A diretora de Vigilância Epidemiológica de Ibiúna, enfermeira Sandra Toledo, por volta das 18 horas de hoje (10), falou, por telefone, com vitrine online e acrescentou novas informações ao que vem sendo publicado. Respondendo a pergunta de uma leitora, afirmou que “gestantes podem tomar a vacina” . Sobre o tipo “C”, afirmou que se trata da forma “mais agressiva e mortal das meningites”, razão por que a campanha de vacinação  foi decidida pelas autoridades da saúde.

Campanha

Eis a íntegra do anúncio divulgado pela assessoria de Imprensa da prefeitura:

“A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará Campanha de Vacinação Contra Meningite neste sábado, 13/12. Cerca de 100 profissionais da área da saúde estarão envolvidos nesta ação. A Secretaria informou que na área urbana do município, a vacina será aplicada no Posto de Saúde Municipal, localizado na Avenida São Sebastião. A área rural será atendida por 20 equipes que passarão por 64 bairros rurais de Ibiúna. Serão aplicadas 21 mil doses da vacina para população acima de 2 anos e menores de 19 anos de idade, sendo este considerado grupo de risco.

A liberação da vacina do Ministério da Saúde foi conseguida após reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde de Ibiúna, o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba e a Secretaria Estadual de Saúde, realizada no dia 8/12, em São Paulo. A solicitação feita ao Ministério da Saúde ocorreu em comum acordo entre a diretoria técnica da DDTR/CVE, a diretoria técnica da Divisão de Imunização/CVE, em consonância com a diretoria técnica do GVE Sorocaba, diretoria da VE da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiúna e o Secretário Municipal de Saúde.”

Dúvidas

Conforme prometera aos seus leitores, vitrine online encaminhou 8 perguntas de seus leitores para o secretário Municipal da Saúde, Reginaldo Ribeiro. Eis as perguntas formuladas pelos munícipes e respondidas por meio da assessoria de Imprensa da prefeitura:

1. Os profissionais da Educação também serão vacinados?
R: Neste primeiro momento será atendido o grupo de risco acima de 2 anos de idade e abaixo de 19 anos.

2. A campanha só ocorrerá no sábado?
R: Neste primeiro momento ocorrerá apenas no sábado 13/12.

3. A vacina dará cobertura só para o tipo “C” ou também para outros tipos de bactérias meningocócicas?
R: A vacina será para o tipo “C”.

4. Quais serão os locais de vacinação? (já noticiado amplamente)

5. Qual o horário? (já noticiado amplamente)

6. E o resto da população também vai ser vacinada?
R: Idem resposta 1.

7. É verdade? Um pediatra me informou (uma mãe) que não adianta dar a vacina sem tomar antibiótico para aquelas pessoas que tiveram contato com pessoas contaminadas.?

R: As pessoas que tiveram contato com os dois casos confirmados já receberam o bloqueio

8. Pessoa que seja portadora de doença crônica, como diabetes ou bronquite podem tomar a vacina contra a meningite?
R: Não, pois este não é o grupo preconizado pelo Ministério da Saúde.

 

LOCAIS E HORÁRIOS DE VACINAÇÃO

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.