BOA NOTÍCIA – TEMPO DE CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES DOBRARÁ

O presidente da Câmara Municipal de Ibiúna, vereador Rodrigo Lima (foto), acaba de informar à vitrine online ter convocado uma reunião extraordinária para a próxima quarta-feira (28), às 9 horas, para apreciação do projeto de lei que altera, para melhor, as regras para contratação de professores e condutores de ônibus escolares. Rodrigo manteve hoje pela manhã (22) reunião com representantes dessas duas categorias que totalizam 200 professores e 10 condutores. Os vereadores deverão aprovar o projeto, fato que contribuirá até mesmo para tranquilizar esses prestadores de serviços.

Pela legislação vigente, um professor ou motorista de ônibus é contratado por um período de seis meses prorrogáveis por mais seis meses, o que completa um ano de trabalho. A partir daí, ele tem de se afastar por um ano, a fim de não se caracterizar vínculo empregatício, para depois se candidatar a um novo contrato.

O projeto a ser aprovado pela Câmara na próxima semana amplia o tempo de contrato tanto de professor quanto de condutor para um ano prorrogável por mais um ano, isto é, na realidade trabalham direto por dois anos e o afastamento, depois desse período, será reduzido para seis meses apenas. Mais uma inovação: esses profissionais passarão a ter direito a férias proporcionais, informou o presidente do Legislativo.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.