EXCLUSIVO – AUSÊNCIA DE SINDICATO FRUSTRA ASSEMBLEIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM IBIÚNA

A ausência de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos da Estância Turística de São Roque, Ibiúna e Região na assembleia que a própria entidade havia convocado para hoje (17), às 18 horas, em frente à prefeitura de Ibiúna, frustrou cerca de 200 profissionais da educação do município que compareceram ao local. Por isso, em reunião feita na praça que fica do outro lado da rua, decidiram buscar apoio do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – Apeoesp. Hoje, como ontem, saíram em passeata pelas ruas centrais da cidade, e receberam demonstração de apoio da população.

Os professores disseram à vitrine online que, tendo em vista que nem o carro de som e nem os diretores chegavam, ligaram para a diretora da entidade, Dalva Domingues de Oliveira. Esta, ainda de acordo com os profissionais da educação, teria dito que “não era mais preciso realizar a assembleia”, pois havia conversado com o secretário das Finanças da prefeitura, Cesar Ossamu, e que este havia garantido ter feito os pagamentos das gratificações adicionais – um dos itens da pauta de reivindicação apresentada ao prefeito municipal no dia 6.

Mesmo que os depósitos tenham sido feitos [até às l8 horas diversos profissionais da educação não sabiam confirmar esse fato], a vice-presidente do Conselho Municipal da Educação, Maria Cláudia Ramalho, argumentou que “havia outros itens não atendidos pela prefeitura que deveriam ser discutidos na assembleia” [leia matéria publicada ontem].

“Tanto o prefeito quanto o sindicato humilharam os profissionais da educação, estão rindo de nossa cara, nos fazendo de palhaço”, enfatizou Maria Cláudia em pronunciamento feito na praça pública. Exatamente por isso houve um acordo para que esses profissionais usem roupa preta e nariz de palhaço no desfile que deverá ser realizado na próxima terça-feira, dia 24, em comemoração ao 158º aniversário de Ibiúna.

Maria Cláudia e Cláudia de Camargo Prestes de Andrade, presidente do Fundeb-Ibiúna, deverão reunir-se ainda esta semana com a diretoria da Apeoesp de São Roque, quando pedirão apoio para o movimento em Ibiúna que luta por melhores condições de trabalho e das escolas. Maria Claudia defendeu que os Auxiliares de Serviços Gerais – ASGs também recebam os benefícios conquistados pela categoria.

Merenda

A E.M. Iolanda Agostinho de Lima, no Residencial Ibiúna, poderá ficar sem merenda amanhã (18), disse a merendeira da escola, preocupada com o fato de até o momento da assembleia não ter recebido os ingredientes necessários.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.