SINDICATO ATACA REVISTA POR TER PUBLICADO NOTÍCIA SOBRE ATO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM IBIÚNA

A notícia publicada ontem (17) por vitrine online intitulada “Ausência de sindicato frustra assembleia dos profissionais da educação em Ibiúna” [leia abaixo] levou a diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Roque, Araçariguama, Ibiúna e Região, Dalva Domingues de Oliveira (foto), ligar irada para o editor da publicação, dizer ofensas e uma tentativa de intimidação e desligar o telefone bruscamente.

Como em seguida o jornalista deixou um recado em sua secretária eletrônica, lamentando a indelicadeza e deselegância, indagando se ela sabia qual é o papel da imprensa, a diretora enviou mensagem escrita em que acaba fazendo uma denúncia grave ao declarar que “o que vcs [sic] estão fazendo é criando um fato político…contra o prefeito.”

A diretora da entidade também pede ao editor de vitrine online que “reavalie sua matéria” e que iria receber uma nota “do nosso jornalista”, fato que acabou acontecendo, via e-mail, às 15h42.

Logo no item primeiro o assessor de imprensa do sindicato faz uma afirmação não apenas inverídica quanto descabida, ao declarar que vitrine online “falta com a verdade quando afirma que havia mais de duzentos servidores, durante ato público realizado nos dia 16 e 17”, como se tivesse lidando com um profissional neófito.

Nem sequer deve ter lido as notícias, pois no dia 16 vitrine online publicou que havia cerca de 80 profissionais da educação na assembleia e, no dia 17, cerca de 200, número estimativo feito com base na lista de presença e confirmado pela vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Maria Cláudia Ramalho.

Em sua mensagem escrita, a diretora do sindicato aparentemente faz uma confusão entre um profissional de imprensa que cobre e reporta os fatos, sobre os mais variados temas, e os agentes sociais que os compõem. Apesar de estarem próximos, cumprem papeis diferentes. É o que sugere sua expressão generalista “o que vcs estão fazendo…”

Mensagem da diretora

Eis na íntegra a mensagem encaminhada pela diretora da entidade ao editor de vitrine online, tal como foi escrita: “Com o sr foi muito deselegante comigo…estava presente na segunda-feira q o sr me pediu atendi prontamente…ou estou mentindo…o sr ouviu nitidamente o q foi proposto…Q se não houvesse o pagamento estaríamos la…TDs receberam suas diferenças…o que vcs estão fazendo é criando um fato político…contra o prefeito…TB por nós isso não importa…mas não vos aceitar esse tipo de retaliação indevida e mentirosa se realmente o sr é o q diz ser peÇo que reavalie sua matéria…o nosso jornalista está enviando uma nota ao sr. Grata”

O QUE VITRINE ONLINE FEZ FOI TÃO SOMENTE DESCREVER E PUBLICAR OS FATOS DA FORMA COMO OCORRERAM. NADA FOI INVENTADO OU TEVE QUALQUER PROPÓSITO DE RETALIAÇÃO. ESSA MENÇÃO, NO QUE DIZ RESPEITO Á REVISTA, É RIDÍCULA.

Nota de esclarecimento

Às 15h42, o sindicato encaminhou à vitrine online nota de esclarecimento assinada pelo assessor de imprensa da entidade, jornalista Emir Bechir, que reproduzimos na íntegra:

“O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Roque, Araçariguama, Ibiúna e Região, vem através de nota esclarecer a população e os servidores da educação do município de Ibiúna.

Primeiro:- Notícia publicada pela revista Vitrine de Ibiúna falta com a verdade quando afirma que havia mais de duzentos servidores, durante ato público realizado nos dias 16 e 17 de março.

Segundo:- Na realização da Assembleia do dia 16, ficou acordado entre Sindicato e servidores da educação, que o ato do dia 17, só seria realizado se não houvesse o pagamento dos benefícios que estavam programados para ontem (17/03), como recebemos a informação do Diretor Financeiro da Prefeitura, de que tais valores estavam sendo depositados, o Sindicato não viu necessidade de se fazer presente, visto que, a única pendência da pauta que justificaria uma nova Assembleia, era o não pagamento dos benefícios.

Terceiro: Com relação à comissão que estaria encarregada de acompanhar a elaboração do Plano de Carreira, ficou acertado que a comissão que já vinha acompanhando o processo seria mantida e o Sindicato oficiaria a senhor prefeito para manutenção da mesma.

Quarto:- No que tange a questão dos horários de ônibus para os servidores, reforma das escolas, aquisição de material escolar e material de limpeza, o prefeito garantiu através de ofícios, lidos na assembleia, que as providências já estavam em curso, portanto deve-se dar o prazo necessário para que elas sejam implementadas.

Sendo assim o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Roque, Araçariguama, Ibiúna e Região, reitera o seu compromisso em defesa dos interesses dos trabalhadores e repudia qualquer tentativa de manipulação da verdade por parte de quem quer seja.”

Nota da Redação

Vitrine online mantém a notícia publicada e considera, em princípio, pouco provável que 200 pessoas estejam erradas e apenas uma certa.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.