SAÚDE FAZ MUTIRÃO DE PAPANICOLAU DAS 8 ÀS 15 HORAS NESTE SÁBADO EM IBIÚNA

A Secretaria da Saúde de Ibiúna realiza neste sábado (23), das 8 às 15 horas um mutirão de Papanicolau – exame para prevenir e combater o câncer de colo do útero –, no Centro de Saúde “Dr. Arcy Bandeira”, localizado na avenida São Sebastião, 369, no Centro.

 A prefeitura informa que exame é gratuito, simples e rápido e deve ser feito por toda mulher que tem ou já teve relação sexual, principalmente com idades entre 25 e 59 anos. Para ser atendida, basta ir ao Centro de Saúde, portando RG, CPF e Cartão do SUS.

Para se submeter ao exame é necessário que a mulher realize algumas preparações antes do procedimento, como tomar banho normalmente, porém, evitar duchas vaginais e relação sexual, medicamentos vaginais, espermicidas e cremes vaginais por dois dias antes do exame.

Após a realização do exame, a mulher pode voltar às atividades normais. A Secretaria de Saúde informa que a ideia é conscientizar as mulheres sobre a importância do exame para prevenir e combater o câncer de colo do útero, além de possibilitar a realização do exame às mulheres que não podem fazê-lo durante os dias úteis.

Sobre a doença

O câncer de colo uterino é um tumor que acomete a porção inferior do útero, chamada colo ou cérvix. No mundo, ocupa o segundo lugar no “ranking” dos cânceres femininos, só perdendo para neoplasia mamária.

No Brasil está em terceiro lugar, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer em 2014, perdendo para mama e intestino (cólon e reto), com taxa de incidência de 15 novos casos em 100.000 mulheres ao ano.

A mortalidade pode chegar a cinco casos em 100.000 ao ano. Portanto, prevenção é fundamental para combater a doença. Fazer o exame de Papanicolau é a melhor maneira de identificá-la em seu início, quando pode ser tratada com alta porcentagem de cura.

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.