OPERAÇÃO CONJUNTA DA POLÍCIA PRENDE 8 HOMENS ENVOLVIDOS EM ASSALTOS A MAIS DE 50 CHÁCARAS EM IBIÚNA

Uma operação envolvendo diretamente trinta e três policiais e diversas viaturas, iniciada às 4h30 da manhã de hoje (24) em diversos bairros de Ibiúna, resultou na prisão de oito indivíduos, seis dos quais de Ibiúna e dois de Caucaia, cinco revólveres e centenas de objetos furtados em mais de cinquenta chácaras nos últimos quatro meses.

assalto 2O delegado titular da Delegacia de Polícia de Ibiúna, dr. José de Arruda Madureira Júnior, pede a todas as pessoas que possam ter sido vítimas dos assaltos, especialmente nos últimos 120 dias,  que se apresentem na delegacia para reconhecerem os bens de sua propriedade, “o que também poderá contribuir para a condenação dos envolvidos”.

De acordo com dr. Madureira, as ações na verdade se iniciaram há quatro meses e contaram com a participação da Garra de Sorocaba, Delegacia de Polícia de São Roque [cujo titular é o dr. Marcelo Sampaio Pontes], guardas civis de Ibiúna e os policiais da delegacia local. Às seis horas da manhã, segundo um dos investigadores, todas as equipes já se encontravam nos locais levantados previamente.

Embora a grande maioria dos assaltos tenha sido feita em chácaras de Ibiúna, também houve casos em São Roque e Vargem Grande Paulista. A operação chegou a uma casa na cidade de Porto Feliz, onde um dos assaltantes escondia suas armas [três foram apreendidas ali e duas em Ibiúna – todas revólveres].

Os bairros onde houve maior incidência de assaltos foram Paiol Grande [particularmente o mais atingido’], Piaí, Veravinha, Verava, Boava, Puris, Lageadinho, Recreio Murundu, Alves e outros.

“Antes de quatro meses atrás, os assaltos tinham parado”, disse dr. Madureira, “mas depois teve início uma onda, que nos levou a organizar uma ação conjunta, que exigiu quatro meses de investigação e que foi muito bem sucedida no dia de hoje”.

Objetos roubados e recuperados

assalto 3

Os assaltantes atuaram encapuzados e, “por isso, será difícil identificá-los”, lembrou o dr. Madureira, ao reiterar que as vítimas venham reconhecer seus bens para que possam reavê-los e, ao mesmo tempo, no que for possível, colaborar com a polícia no esclarecimento dos casos e para a condenação dos envolvidos.

É grande a quantidade de objetos roubados, assim como a variedade: celulares, relógios, joias, um revólver calibre 38 com munição, aparelhos de som e eletrônicos, pares de tênis [diversos], aparelho de TV tela plana, panelas elétricas, máquina de lavar, malas [uma das quais com etiqueta de embarque no Aeroporto de Cumbica em São Paulo], muitas bolsas femininas, bateria, blusas, jaquetas de couro, calças, roupas femininas, ventilador, entre outros que foi possível fazer uma avaliação visual rápida.

Todos esses objetos se encontram à disposição para reconhecimento de seus proprietários no térreo da Delegacia de Polícia de Ibiúna, localizada na avenida Maria La Farina Milani, 247, no centro da cidade – telefone: (15) 3241-1222.

assalto 4

assalto 5

assalto 6

assalto 7

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.