DR. LUÍS EDUARDO DÁ DICAS PARA EVITAR DOENÇAS DO INVERNO

invernoEstamos no inverno. É uma estação que tem sua própria beleza e leva as pessoas a procurarem o aconchego e a ficaram mais próximas uma das outras. Mas, com frio intenso, existe a necessidade de nos protegermos das doenças mais características que ocorrem nesse período. Ficamos muitas vezes em ambientes fechados, como ônibus, e com pouca circulação de ar. É justamente aí que devemos ficar alertas e adotar alguns cuidados indispensáveis.

Ficando mais próximos uns dos outros nos expomos ao risco de contaminação pelos agentes que causam as doenças do inverno, que são vírus, bactérias e fungos. Estes, devido ao agrupamento de pessoas, aproveitam para passarem de pessoa para pessoa, podendo gerar verdadeiras epidemias.

Uma dica útil é evitar aglomerações de pessoas, especialmente em ambientes fechados, mesmo que o Ministério da Saúde disponibiliza o uso de vacinas contra a gripe e pneumonia.

As doenças do inverno mais comuns são as gripes, pneumonias, amidalites, otites, faringites, laringites e bronquites. Estas podem agravar doenças que as pessoas já possuem como asma, enfisema pulmonar e muitas outras. Também tem influência quando a pessoa possui uma doença prévia como diabetes, problemas renais ou ainda do fígado.

Os quadros alérgicos são de especial atenção nesta ocasião e os mais comuns são a asma e rinite. Normalmente, relacionam-se ao tempo seco, com baixa umidade. Nesta época as partículas de poeira e de poluição ficam suspensas no ar por um tempo maior.

Algumas ações podem ser feitas para minimizar esse efeito: passar pano único com água para limpeza da casa, não utilizar vassoura para varrer, utilizar o aspirador, deixar uma toalha úmida no quarto. Procurar evitar o uso de produtos químicos. Também deve-se prestar atenção em relação às roupas de frio que ficam guardadas por todo o período de tempo mais quente. Estas devem ser lavadas antes de sua utilização e devem-se preferir roupas de algodão, evitando-se peças de crochê ou tricô. Também se deve preferir o uso de edredons ao uso de cobertores de lã.

É interessante também tomar cuidados com grandes variações de temperatura, saindo sempre agasalhado. A exposição ao ar frio pode predispor ao aparecimento de doenças. Evitar também exposição prolongada ao ar condicionado, quente ou frio.

Estas são algumas dicas para que todos possam passar por esta época sofrendo menos seus efeitos nocivos. Evite a automedicação procurando sempre um médico de sua confiança.

_____________________

DR. LUISDr. Luís Eduardo Loureiro é médico pneumologista. Atende em consultório particular e no Pronto Socorro Infantil de Ibiúna.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.