NOVAS MÍDIAS INDICAM SURGIMENTO DE NOVO JORNALISMO EM IBIÚNA
No município de Ibiúna existe um jornalismo impresso já bastante conhecido da população em seu estilo: hoje está representado por três jornais [dois quinzenais e um mensal], eram cinco há pouco mais de dois anos. Feito esse registro, o objetivo deste artigo é apontar para a opinião pública três novidades auspiciosas que sinalizam um novo fazer jornalístico diferente da tradição, o que deverá ficar cada vez mais claro.
Sem atribuir valor, pois cada um deles tem suas próprias características e buscam novos formatos de lidar com a opinião pública, temos: o Planeta Azul/Diário Danilo Broll, a novíssima TV Ibiúna [canal comunitário, via internet, com transmissão ao vivo diária, a partir das 19 horas, de 2ª a 6ªfeira – para acessar: www.tvibiuna.com.br] e a revista eletrônica vitrine online.
Essa tríade da nova comunicação em Ibiúna emerge como necessidade e como possibilidade de contribuir para maior abertura, transparência e novas possibilidades e modos de informar a população. O Diário [alô, galera!] do Danilo Broll tem um estilo coloquial, espontâneo e, deliberadamente, é um microfone e uma câmera abertos que se movimentam pela Câmara Municipal, Prefeitura, pelas ruas da cidade, indo atrás dos fatos, lugares e dos personagens que integram a sociedade ibiunense.
Esse meio tem encontrado cada vez mais seguidores, pois sua tecnologia limpa e fácil de ser acessada [mas não em todo município por causa da falta de sinais satisfatórios da Vivo] e já é reconhecida como uma novidade bem-vinda que, certamente, será cada vez mais popular.
Outra mídia é a TV Ibiúna, lançada no dia 31 de agosto, quando foi ao ar, ao vivo, o primeiro programa. Tem por trás o jovem produtor Bruno Siqueira que, em associação e com o apoio do empresário da educação Leandro David Godinho, da LDG/Uninter, montou um estúdio em uma das salas da escola, com auditório e várias câmeras e uma bancada para apresentadores e entrevistados. Está aberta à participação de todos. Em sua caminhada irá se aperfeiçoando e servindo como um cenário para a cidade expressar sua voz nos mais variados campos de interesse como saúde, meio ambiente, esportes, política, educação, cultura e tantos outros.
Por último, mas não menos relevante como novidade midiática, temos a revista vitrine online, versão eletrônica da revista impressa vitrine que circulava na região do Butantã, Morumbi, Granja Viana, Vila Madalena e outros bairros da região oeste de São Paulo e foi transferida para Ibiúna onde foi descontinuada.
Vitrine online nasceu já com o objetivo claramente definido de ser um novo jornalismo, livre tanto quanto possível, profissional, eticamente correto, tecnicamente elaborado dentro das melhores práticas universais dessa atividade, que é uma prestação de serviço à sociedade.
Seu editor, o jornalista, sociólogo e escritor Carlos Rossini, também professor de jornalismo na FMU/Fiam durante dezoito anos, de comunicação, sociologia e gestão do conhecimento da Faculdade Montessori e da Estácio-unidade Ibiúna, vem se dedicando ao jornalismo regional com a alegria incansável de um menino cuja curiosidade e a busca da verdade são dois dos seus combustíveis atômicos diários.
Em suma, aí estão as três novas mídias. Seus agentes estão conscientes de que deverão enfrentar diversos obstáculos, como os políticos poderosos, os preconceitos, os hábitos arraigados, a escassez do mercado publicitário, a desafiadora realidade cultural e a própria constituição sociogeográfica de um município extenso [com 1.058,082 km2, é o 34º em tamanho no Estado de São Paulo] com uma área urbana em expansão e um grande número de habitantes espalhados por dezenas de bairros rurais.
Essas novas forças de comunicação deverão encontrar seus próprios caminhos para conquistar e despertar o interesse da população. Mas isso é uma questão de tempo, que passa cada vez mais rápido, assim como as inovações da tecnologia da informação que transformaram o mundo em uma aldeia global, via internet. (C.R.)