NESTA 4ªFEIRA, ÀS 19 HORAS, A TV IBIÚNA TRATA DO MAIS COMUM DOS TRANSTORNOS MENTAIS: DEPRESSÃO

foto depreAs estatísticas sobre tentativas e suicídios em Ibiúna, já publicadas com exclusividade por vitrine online [serão apresentadas na TV], são preocupantes. A causa principal desses atos no mundo [sobretudo atingindo muitos jovens] é a depressão, de acordo com o médico psiquiatra Ricardo Alberto Moreno, que, entre outras atividades, é médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas em São Paulo. Em 1983, ele fundou o Grupo de Estudos de Doenças Afetivas. A depressão é uma doença de natureza afetiva e é tratável.

De modo simples, pode se dizer que afetividade é um conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, que podem tanto serem agradáveis como desagradáveis, provocar alegria ou tristeza. Dois exemplos de afetos são: amor e ódio.

A palavra emoção significa duas coisas simultâneas: movimento e fora, ‘mover-se para fora’. Isto quer dizer que a emoção pode ser uma reação da pessoa tanto de natureza moral [fazer ou não alguma coisa], psíquica ou física. Emoção, de alguma forma, pode ser compreendida como agitação (movimentação) em nossa mente (cérebro) de sentimentos. Você já deve ter ouvido a expressão “movido sob forte emoção…” É, portanto, compreensível que a emoção suplanta a razão quando isso acontece e a pessoa “não sabe” o que faz.

Além de estar entre as três principais causas de mortes no mundo, a depressão, que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS será a doença mais incapacitante do mundo em 2020.

daiane rodriguesEssas são algumas das razões por que o jornalista Carlos Rossini, editor de vitrine online, “O repórter da cidade”, na programação da TV Ibiúna [www.tvibiuna.com.br], apresentará um programa especial sobre esse assunto que será exibido nesta quarta-feira, 30, às 19 horas. Os internautas podem participar ao vivo do chat, fazendo perguntas ou contribuindo com informações e você pode participar diretamente no estúdio [o espaço é limitado], no Espaço Cultural LDG/Uninter.

Para tanto, foi convidada a psicóloga Daiane Rodrigues, que atua em consultório em Ibiúna e já trabalhou no Caps e [ainda a confirmar] um representante de uma instituição espiritualista.

Há várias formas clínicas de depressão, em suas versões leve, moderada ou severa, mas há um fato inquestionavelmente inquietador: 10% dos que têm depressão se suicidam. Mas é bom e tranquilizador saber que a depressão é tratável de forma medicamentosa e psicoterapêutica, em trabalhos conduzidos pela psiquiatria e pela psicologia.

 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.