ÁRCADE PROMOVE CICLO DE PALESTRAS PARA AJUDAR JOVENS IBIUNENSES A INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR
No próximo sábado, 10 de outubro, a partir das 9 horas, será apresentado na Escola Angerami Scalamandré, em Ibiúna, um ciclo de palestras denominado “Semeando Futuros” destinado a todos os jovens que estão ou vão se preparar para os exames vestibulares. O evento é promovido pelo Grupo Estudantil Árcade, surgido de uma ideia simples e brilhante de três jovens ibiunenses, que visa proporcionar informações tanto para ajudar os jovens a fazer suas escolhas sobre cursos, carreiras e instituições de ensino, como revelar as peculiaridades do ensino superior.
Durante todo o sábado, haverá palestras sobre diversas áreas de atuação profissional, como direito, engenharia, medicina, psicologia, física, entre outras. Haverá também intervalos musicais para descontrair a galera.
A maioria dos palestrantes tem formação na Universidade de São Paulo em grandes universidades do Páís e do mundo, como o professor-doutor Antonio Toledo Piza, PhD em física pelo Massachusets Institute of Tecnology – MIT e professor na USP. Mas também haverá palestrantes de Ibiúna, como o médico Antonio Rivas e a bióloga Gleice Cardoso, ambos pós-graduados pela USP.
Saiba mais
O Grupo Estudantil Árcade foi formado na cidade de Ibiúna, em 2013, por três amigos (Tito, Leo e Cássio) que estavam se preparando para os vestibulares. Posteriormente, José Lucio (já universitário na época), começou a participar das reuniões. A priori, o objetivo do grupo era fazer música e discutir ideias filosóficas em geral, entrelaçando conhecimentos das disciplinas ministradas no Ensino médio. O desenvolvimento intelectual dos integrantes do grupo foi contínuo e progressivo, e todos que prestaram vestibulares obtiveram êxito.
O ano de 2014 para os três “fundadores” da Árcade foi, de fato, o ano em que tiveram a primeira experiência com uma faculdade. O acesso a conhecimentos novos, contato com mentes pensantes e novas maneiras de pensar, motivou-os a criar um projeto de divulgação científica na cidade de origem, de modo que a juventude conterrânea pudesse desfrutar da mesma experiência um dia e, futuramente, trazer progresso para a cidade.
O nome “Árcade” é inspirado no movimento literário do século XVIII, arcadismo, no qual os poetas buscavam lugares bucólicos, longe para fazerem suas poesias. Os integrantes do grupo se identificavam com o movimento, pois também faziam suas reuniões em lugares calmos, afastados dos centros urbanos. Hoje em dia, estudando em cidades grandes, uma expressão que era muito utilizada pelos poetas árcades dá mais sentido ao grupo estudantil: fugere urbem. Do latim, fuga da cidade.
Grupo Estudantil Árcade.
Atualmente, o Grupo é formado por: José Victor de Jesus Pereira Borges (Tito), estudante do curso de Bacharelado em Física, da Universidade de São Paulo – São Paulo; Leonardo Ferracini Damasceno (Leo), estudante de Direito da Faculdade de Direito – Sorocaba; José Lucio da Silva Santos, estudante de cursinho preparatório para o vestibular. Foi aluno do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal – São Roque – e neste ano fará vestibulares para o curso de Ciências Econômicas; Cassiano Henrique Cordeiro Soares (Cássio), estudante do curso de Processos Químicos da Faculdade de Tecnologia – FATEC – Praia Grande.
Outros colaboradores: Ricardo Machado, estudante do curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC; Thaís Leite, estudante de direito, da Uniso; Letícia Rosa; estudante de Letras, da Universidade de São Paulo; Isadora Secol; estudante de design, da Uniso; Elivelton Wallace, de Ciências Biológicas do IFSP – São Roque.