EXCLUSIVO – ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR TEM PÚBLICO RECORDE E TAMBÉM FOI A MAIS “POLITIZADA” DA HISTÓRIA DE IBIÚNA

eleitosO número entra para a história do Conselho Tutelar no município de Ibiúna: 2.013. Ninguém imaginava que chegasse a tanto os eleitores que compareceram hoje (4) às três urnas instaladas na Escola Municipal “Alexandre Vanuchi Leme”, a partir das 9 horas, e elegeram os cinco primeiros colocados: Adriana Cristina da Silva Boreika (455), Ricardo Pagrion Filho (358); Maria Benedita Soares (282); Gislaine Cardoso de Oliveira (192); e Walmir Bortolotto Júnior (176). A posse será no dia 10 de janeiro de 2016.

Na última eleição, o número total de eleitores foi um pouco maior do que os votos dados ao quinto colocado este ano: cerca de 180. Ou seja:  houve um aumento de cerca de 1.180%. E foi exatamente esse surpreendente resultado eleitoral o que mais chamou a atenção. O que teria ocorrido? Há várias hipóteses: a população estaria mais interessada na vida política na cidade e, portanto, mais consciente da importância de participar das decisões eletivas; o domingo ensolarado ajudou a mobilização popular; e, por último, e digno de nota, a causa mais provável seria a logística utilizada pelos “padrinhos” de alguns candidatos.

Atitudes suspeitas de atos irregulares puderam ser percebidas até mesmo pelos policiais que faziam a segurança da área próxima à escola, por populares, por candidatos inconformados com as ousadias dos apologistas de alguns de seus adversários. Algumas cenas dessas ações chegaram a ser filmadas ou fotografadas.

Um serviço de transporte (proibido) de eleitores funcionou desde cedo trazendo pessoas dos bairros para votarem [foram utilizadas vans, automóveis e peruas]. Foi uma grande movimentação abastecida por dois postos de combustível da cidade, havendo mesmo até quem tenha uma lista de abastecimento de veículos, com placas e valores pagos. Ouviu-se até que houve compra direta de votos em espécie.

Os comentários chegaram ao conhecimento da promotora de Justiça da Comarca de Ibiúna, Camila Teixeira Pinho, que fiscalizou o processo eleitoral. Indagada por vitrine online, após concluída apuração dos votos, por volta das 20h30, a promotora informou que a eleição se realizou e os eleitos foram proclamados. Mas [e somente assim] se chegar a ela alguma denúncia baseada “em fatos concretos e provas” de que houve favorecimento ilícito a algum candidato, este poderá ser impugnado e não tomará posse no dia 10 de janeiro.

A promotora esclareceu também que a eleição é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e que cabe à Promotoria fiscalizar e garantir o cumprimento das normas estabelecidas para a boa realização do pleito.

logistica

TV Ibiúna

Na próxima quarta-feira, dia 7, às 19h00, os cinco candidatos eleitos para integrar o Conselho Tutelar de Ibiúna nos próximos quatro anos participação do programa “O repórter da Cidade”, transmitido ao vivo pela TV Ibiúna [www.tvibiuna.com.br] e apresentado pelo jornalista Carlos Rossini, editor de vitrine online.

Todos confirmaram presença e terão a oportunidade de apresentar o modo como deverão atuar no próximo quadriênio na condição de responsáveis por proteger as crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência, de acordo com o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Como sempre, os internautas poderão participar diretamente através do chat do programa.

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.