NOVA DIRETORIA DA OAB AMPLIARÁ E INTENSIFICARÁ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À POPULAÇÃO CARENTE DE IBIÚNA

nova diretoria oabPromover a união advogados ibiunenses em torno de sua entidade representativa, de modo que participem ativamente dos diversos planos de trabalho em prol do fortalecimento da categoria, ampliar e intensificar a prestação de serviços de assistência judiciária à população carente do município. Estas são duas das ações mais relevantes que a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Ibiúna deverá implementar em sua gestão trienal que se inicia no dia 1º de janeiro de 2017, e que fizeram parte dos seus compromissos eleitorais.

Esse anúncio foi feito durante o programa “O repórter da cidade”, apresentado pelo jornalista Carlos Rossini, na TV Ibiúna, pela nova diretoria da OAB no município pela presidente Luciana Pilar Bini Rojo Cardoso; vice-presidente Mauro Atui Neto; secretária-geral Eliana Aparecida Ferracini; secretário-adjunto Rodrigo Barbosa de Moraes Leite; e tesoureira Joceli Maria Monteiro Guedes Ribeiro.

Inicialmente eles disseram da alegria de terem sido eleitos numa disputa acirradíssima decidida por um voto de diferença [72 a 71] em relação à chapa situacionista. A propósito, e refletindo o sentimento de todos os eleitos, Rodrigo enfatizou que “a disputa, de ambas as partes saudável e respeitosa, se encerrou e que agora somos apenas uma única classe profissional que vai trabalhar unida pelos mesmos ideais”.

Luciana Rojo enfatizou que será feito um trabalho para atrair os advogados, sobretudo os mais jovens, para a sua entidade, a fim de que possa haver uma “troca de experiência entre os mais experientes e os mais jovens, com troca de conhecimentos e todos possam melhorar suas competências”. De específico, referiu-se a um trabalho que será feito com “o objetivo de capacitar os advogados no manejo dos processos digitais, que exigem uma habilidade, até então tecnicamente desnecessária”.

Luciana destacou também que haverá um chamamento para que os advogados integrem as diversas comissões internas quanto as externas [a OAB mantém um representante em todos os Conselhos Municipais], a fim de que haja não apenas maior efetividade nos trabalhos, mas uma melhoria na dinâmica das atividades. “Nós vamos agir de tal forma para que haja, por parte dos advogados que atuam em Ibiúna, o despertar de uma vontade de participar da vida da OAB. Percebemos durante nossos contatos que muitos sequer tinham um conhecimento adequado da própria entidade da qual fazem parte.”

A tesoureira Joceli, nessa mesma linha de raciocínio, afirmou que o tradicional Baile dos Advogados deverá ser restabelecido com o propósito de aproximar os colegas e promover um clima de bom relacionamento social entre todos.

A entidade também deverá atuar com “pulso firme” em relação às prerrogativas [direitos], de modo que haja respeito aos advogados no exercício de suas atividades em relação aos magistrados, já que se registraram diversos casos de agravos [ofensas] praticados em Ibiúna, sendo que já houve pelo menos duas sessões de desagravos contra atitudes praticadas por um ex-juiz da Comarca de Ibiúna e há pelo menos mais um em vias de ser feito.

Já tendo atuado em outras diretorias, até mesmo na situação, eleita secretária-geral, Eliana Ferracini enfatizou que o objetivo é melhorar e até mesmo inovar em toda a esfera das atividades da OAB ibiunense e que aplicará sua experiência para que haja um avanço efetivo e necessário, diante dos novos desafios que se impõem e que exigem “um trabalho de união e empenho de todos”. Ela, assim como Luciana Rojo, destacou o trabalho fundamental do programa “OAB vai à escola” que são palestras para os estudantes, pais e professores, a fim de que todos tenham uma noção do Direito e do funcionamento da Justiça. Para isso, basta que a escola envie um ofício à OAB solicitando a palestra. Luciana lembrou que a OAB também distribui uma cartilha que, de modo simples e direto, aborda essa mesma temática.

Neto Atui [prefere ser chamado assim] enfatizou que “a assistência judiciária é o coração da OAB e que essa é a forma de contribuir socialmente com todos aqueles que são considerado ‘miseráveis aos olhos da Lei’”. Ele, um jovem advogado, se dedicará para que esse serviço seja tanto ampliado quanto intensificado, de modo que a população carente de Ibiúna se sinta confiante de que terá o acolhimento e apoio profissional necessário para se proteger e defender seus diretos, em todas as áreas exceto no campo trabalhista. Aliás, Neto Atui também anunciou que ele e seus colegas farão uma forte tentativa visando à instalação da Vara do Trabalho na cidade, já que os ibiunenses, sempre que precisam de uma decisão nessa área, precisam se deslocar para o município de Cotia, o que gera desconforto e consumo de tempo que poderiam ser evitados, caso houvesse esse serviço público em Ibiúna.

NO ESTÚDIO

Acompanharam a apresentação do programa, no estúdio da TV Ibiúna, os advogados Jefferson Machado, Plácido Vieira e Luciana Arizono. O programa pode ser visto na íntegra no endereço www.tvibiuna.com.br, procure por PROGRAMAS, O repórter da cidade. Clique na tela em que aparece o tema da entrevista com a nova diretoria da OAB Ibiúna.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.