IBIÚNA 159 ANOS – ‘O MELHOR MOTIVO PARA FESTEJAR SERIA A MELHORIA NO SISTEMA DE SAÚDE MUNICIPAL’

aniversário

O município de Ibiúna completa 159 anos nesta quinta-feira, 24, com apresentações artísticas, incluindo a dupla sertaneja Victor e Léo, entre outros astros e estrelas de uma festa do gosto e escolha pessoal do prefeito Fábio Bello, segundo vitrine online apurou [leia programação oficial abaixo].

A suposição do elevado custo da festa comemorativa [sem que os números oficiais fossem revelados], num momento em que todo o  país está numa das maiores crises econômicas da história, o que inclui Ibiúna, fez surgirem muitas críticas à atitude do Executivo.

Vitrine online abriu uma pergunta, em seu Facebook, ontem à noite (20), para ouvir os ibiunenses sobre qual seria o melhor presente que a cidade deveria ganhar em seu aniversário.

Em primeiro lugar, figura a necessidade de melhorar sistema de saúde municipal, como se pode observar na maioria das manifestações, no que diz respeito a demoras e falhas nos atendimentos médicos, falta de medicamentos, tanto no Hospital Municipal quanto nos postos de saúde.

Em suma, os munícipes desejam uma cidade mais limpa, estradas transitáveis, investimento na área de turismo, maior oferta de transporte público [ônibus], melhorias na educação, investimentos para promover empregos, melhor segurança pública e transparência por parte do Executivo. Leia as manifestações:

Regiane Pedroso Marcos Almeida – Uma política mais voltada para cidade, hoje política e mais status, ficamos vários anos sem atenção e estamos bem atrasados. Quem sabe este ano conseguiríamos ter uma política mais voltada para atenção à saúde, estradas e pontos turísticos.

Lecir Correia – Um ônibus equipado para castração gratuita nos bairros, a fim de controlar a população de cães e gatos que não tem fim para uma estância turística. E também um hospital bem equipado etc. Mas, isso conseguiríamos com um bom administrador e com boa vontade claro, sonhar é bom.

Marilu Rezende – Uma cidade mais limpa e um hospital equipado, postos de saúde com melhor atendimento e medicação. Ônibus mais vezes, pelo menos de hora em hora aqui do Lajeadinho à Bunjiro Nakao, sem buracos e alagamento nas estradas…; enfim, falta muitas coisas aqui nesta querida Ibiúna. Aqui no Lajeadinho estamos sem segurança nenhuma, com muitos roubos, nem temos muito que comemorar.

Célia Oliveira – Uma administração para todos, com igualdade social, portal da transparência, prestação de contas do nosso dinheiro, mais saúde e atendimento rápido nas consultas e exames, mais decretos e leis municipais mais conhecimentos das leis. Falta tudo isso e muito mais.
Alguém que ame nossa cidade e tenha orgulho de deixar para a próxima geração um legado de cidadania e democracia e igualdade para todos.

Karina Balbi – Uma administração feita pensando no povo, com hospital em condições dignas, escolas com estrutura decente para nossas crianças, investimento no turismo e na formação profissional; enfim, condições para que o povo ibiunense viva bem e tenha orgulho de dizer que vive nessa linda e acolhedora cidade.

Catia Ferreira – Só quero que seja instalada luz na rua Sérgio Motta, perto do  km 63 da Bunjiro Nakao, na entrada para os bairros…não aguento mais ver as pessoas andando com lanternas para chegar em suas casas. Adolescentes que vêm da escola onze e meia da noite, com a lanterna acesa para enxergar o caminho. Passo de carro ali, mas meu coração dói de ver esse povo sofrido, não quero mais nada, além disso

Weldy Soares – O meu presente seria políticos honestos que pensem no povo, um prefeito focado na melhoria da cidade, com transparência , sem roubar o dinheiro público, 15 vereadores pensem no bem-estar da população, com leis justas para todos .

José Gomes (Linense) – É preciso que o povo ibiunense conheça realmente Ibiúna, pois ninguém ama aquilo que não conhece e é lamentável que a população não conheça as maravilhas naturais e o imenso potencial turístico ainda inexplorado.

PROGRAMA COMEMORATIVO

De acordo com nota distribuída pela Prefeitura de Ibiúna, a programação oficial de aniversário da cidade será realizada na Área de Lazer. Haverá shows com cantores renomados no cenário nacional. O público infantil terá apresentações especiais. A lista de shows realizada pela Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, se estenderá por cinco dias.

A festa vai começar no dia 23 de março (quarta-feira) com a apresentação de uma das maiores duplas sertanejas do Brasil, os irmãos Victor e Léo. A apresentação será às 23 horas.

No dia 24 de março (quinta-feira), aniversário de Ibiúna, serão três atrações. O público infantil poderá acompanhar a dupla de palhaços mais famosa do país: Patati Patatá, às 16 horas. O período da noite fica reservado para o sertanejo de Júlio e Jader, às 20 horas, além do MC Biel, às 23 horas.

Na sexta – feira (25), a apresentação fica por conta da cantora gospel Damares, com show às 21 horas.

Na noite de sábado (26) foi reservada para o público do pop rock. Para agitar a galera o cantor Jair Bloch subirá ao palco, às 20h. Logo após, às 23 horas, o NX Zero, uma das bandas de maior renome no cenário nacional atualmente, promete levantar o público ibiunense com seus maiores sucessos.

No último dia de festa será no domingo (27) haverá atração para a criançada, agora com a dupla da novela Carrossel: David e Jaime, a partir das 16 horas, e o encerramento com a apresentação de MC Gui, às 21 horas.

A Prefeitura informa que as apresentações serão gratuitas.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.