FESTAS RELIGIOSAS NA CACHOEIRA E NO ROSARIAL MARCAM DOMINGO EM IBIÚNA

bom parto

Uma procissão vem subindo a estrada, na frente a imagem de Nossa Senhora do Bom Parto. Os fiéis foram buscá-la na Igreja Dito Pires, a cerca de dois quilômetros dali. Logo chega na entrada de sua paróquia, em uma das colinas no bairro da Cachoeira, e é recebida e homenageada pela banda Lyra Unense.

O cortejo segue até uma cruz fincada na beira da estrada de terra batida. Ali o líder da comunidade, José (Zezinho) Benedito Leme da Silva, faz um breve discurso, anuncia a presença de representantes de outras comunidade, como Vieirinha e Vargem do Salto, e evoca o nome da santa, como a padroeira “do nosso bairro”.

zezinho

Levada ao pátio da paróquia, em seguida é entronizada no salão onde o padre Benedito Aparecido Cesário oficiará a missa na presença de moradores que surgiram de várias ruas do bairro. Depois tem lugar a quermesse com show musical, barraca de alimento e de divertimento.

É domingo, 4, data do encerramento da festa em louvor à santa iniciada no dia 2 com missa, quermesse e shows com artistas da região, como aconteceria no dia seguinte, ouvindo-se a distância o espocar de fogos que é uma forma de anunciar e atrair festejos no município de Ibiúna.

ASSEMBLEIA DE DEUS

Às 19 horas, também neste domingo, no bairro do Rosarial, a igreja da Assembleia de Deus, Ministério do Belém setor 9 está lotada. Quem chega já ouve os cânticos vindos do seu interior. Os fiéis estiveram reunidos ali por três dias durante a realização do Congresso Unificado de Jovens e Irmãs, que teve como tema central Apocalipse 22.12.

crianças rosarial

Na frente, numa fileira de cadeira voltadas para a plateia, está o pastor João Bosco Constantino, o pastor Daaber Santos, que foi pastor por um ano dessa igreja que agora prega em Sorocaba e obreiros. Ele fará uma preleção entusiasmada, enfática mesmo, cujo principal argumento repetidamente é que as pessoas busquem a Jesus Cristo, pois “Ele Virá” e isso pode acontecer a qualquer momento.

Antes dele falar, houve apresentações musicais por grupo de crianças, jovens e obreiras fazendo o ambiente tremer, de forma alegre e marcado por uma fé, que provocava ora sorrisos ora lágrimas. A cantora e intérprete Hellen Cristina, com um vozeirão imenso, provocou muitas lágrimas pelas ênfases comentadas que inseria em trechos das canções. Da mesma forma que na igreja católica, nesta igreja foram três dias de reuniões, tendo a fé como centro de bons pensamentos e sentimentos.

canticos 2

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *