Cuidados com os olhos

O exame ocular de rotina é muito importante para podermos manter uma visão saudável, não importando a idade.
Após o nascimento, apesar do acompanhamento com o pediatra, algumas doenças oculares da infância podem passar despercebidas. Assim, os pais devem estar atentos a sinais e sintomas oculares como diferença de cor entre os olhos do bebê, secreção e lacrimejamento constante após as primeiras semanas de vida.

 Entre 5 e 8 anos ocorre a parte final do desenvolvimento da visão que nós levamos para toda a vida. Nessa idade, porém, dificilmente os pais ou a própria criança percebem dificuldades visuais. Portanto, é aconselhável, na fase pré-alfabetização, a criança passar por uma consulta oftalmológica completa. Pois, neste período, a falta de uma correção com óculos, em crianças que têm algum grau, pode levar a uma baixa visão para sempre, o que os médicos chamam de ambliopia.

Nos jovens a partir de 11 ou 12 anos, é essencial uma revisão anual da evolução do grau, se estes já usarem óculos, além de um exame completo como ceratometria e fundo de olho. É também nesta fase que aqueles jovens usuários de óculos podem começar a usar lentes de contato, quando prescritas por um oftalmologista, que ajudam melhorar a vida social deles e ainda facilitam a realização de esportes.

Por volta dos 40 anos de idade, começa aparecer o que chamamamos de “vista cansada”, que nada mais é que a dificuldade de enxergar as coisas de perto. Este problema é corrigido com a prescrição de óculos para perto. É também a partir desta idade que se deve medir a pressão intra-ocular. Assim, é possível detectar a doença chamada glaucoma, que é quando a pressão intra-ocular está elevada e pode levar a uma cegueira irreversível, se não tratada.

Nas pessoas mais idosas, as avaliações oftalmológicas tendem a ser mais freqüentes uma vez que ocorrem muitas doenças oculares neste período da vida. O médico clínico pode solicitar uma avaliação, pois muitas doenças do corpo como diabetes, pressão alta e reumatismo podem causar problemas muito sérios nos olhos. Além destes problemas, é freqüente o aparecimento de catarata que pode causar embaçamento visual importante e degeneração senil de mácula, que pode baixar muito a visão central. Muitas destas doenças têm tratamento e boa evolução quando detectadas no seu ínicio.

 

Dr. Vinícius Paganini Nascimento é médico-chefe do Setor de Oftalmologia do Hospital Cruzeiro do Sul, em Osasco, e médico voluntário do Hospital das Clínicas de São Paulo.

v.paganini@terra.com.br

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.