CAMPANHA DE COMBATE À DENGUE TERÁ AÇÃO DIRETA EM DEZ BAIRROS
Começa nesta segunda-feira (18), estendendo-se até o dia 22, próxima sexta-feira, a campanha “Arrastão da Limpeza – Ibiúna Unida contra a Dengue”, desenvolvida pela Departamento de Vigilância Ambiental da Prefeitura. O objetivo principal é limpar alguns pontos da cidade onde é possível a procriação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. Diversas secretarias participarão dessa iniciativa.
Agentes da saúde e fiscais irão recolher todo lixo existente nas casas, comércios e terrenos baldios, durante dois dias, de acordo com esta programação:
Dia 21/03/2013
Figueira
Laval
Vila Pitico
Vila Lima
Conjunto Santa Lúcia
Jardim Aurea
Dia 22/03/2013
Morro Zelão
Lavapés
Jd. Nova Ibiúna
Curral
Residencial Ibiúna
Essas localidades foram escolhidas depois que os agentes da Vigilância Ambiental, visitando casa a casa, detectaram os bairros onde há maior incidência de possíveis criadouros do mosquito. “Por isso é importante que os moradores destes bairros antecipem a limpeza deixando todo o lixo na frente de casa nos dias que o ‘Arrastão da Limpeza’ vai passar”, assinalaram Paulo Mendes e Damaris Cardoso, coordenadores do projeto.
Para informar e obter a adesão dos moradores dos dez bairros, a campanha será amplamente divulgada durante os dias que antecedem as ações locais por meio de carros de som, faixas, panfletos, matérias para a imprensa e comunicado às escolas. “Além disso, os agentes de combate à dengue irão visitar todas as residências dos bairros que serão atendidos, auxiliando os moradores na manutenção de suas casas, com foco principal na questão da limpeza”, esclarece Mendes.
Integram o projeto as secretarias da Educação, Meio Ambiente, Governo, Saúde, Desenvolvimento Urbano, além da Vigilância Epidemiológica, Defesa Civil, Centro de Controle de Zoonoses e Fiscalização da Prefeitura.
Treinamento para diagnóstico
No dia 14 de março, o médico infectologista José Amaral Elias deu treinamento para médicos e enfermeiros do Hospital Municipal a fim de ajudá-los a reconhecer e a diagnosticar com melhor precisão os possíveis casos de dengue no pronto atendimento.
Dengue é uma doença contagiosa transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. “Em cidades da região já apareceram 231 casos somente neste ano, sendo que em Sorocaba houve um surto, com 165 casos confirmados, inclusive de dengue hemorrágica”, advertiu o dr. Elias.
Como Ibiúna é uma cidade turística, com um grande fluxo de pessoas de outros lugares, principalmente nos fins de semana, há risco de contaminação. Por isso, existe a necessidade em treinar a equipe da saúde para ficar atenta aos casos e atender de maneira adequada, dentro das normas da Vigilância do Estado.
De acordo com o infectologista os sintomas da dengue podem surpreender, porque começam com uma febre e três dias depois a pessoa pode estar sangrando e ir a óbito. “É muito importante que a equipe médica saiba que, havendo suspeita de dengue no paciente, é preciso notificar o caso e saber quais são os primeiros socorros.”