FEBRE AMARELA – POSTOS DE SAÚDE DE IBIÚNA APLICARÃO VACINA NESTA SEXTA-FEIRA, DAS 9 ÀS 15 HORAS
Nesta sexta-feira (12), das 9 às 15 horas, haverá vacinação em treze Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Ibiúna localizadas nos bairros de Campo Verde, Capim Azedo, Carmo Messias, Cupim, Gabriel, Lageadinho, Morro Grande, Paiol Pequeno, Paruru, Piaí, Pintos, Ressaca, Vargem do Salto e Verava.
Os munícipes também podem tomar a vacina no Centro de Saúde Central, localizado na avenida São Sebastião, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, informa a Secretaria da Saúde. Ao mesmo tempo, adverte que “não há doses disponíveis em grandes quantidades, por conta de que o setor de Imunização de Sorocaba tem enviado doses limitadas para área urbana, por não considerar ‘área de risco’, ou seja, surto da doença, e sim priorizar a área rural”.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, entre 20 de dezembro e 5 de janeiro, Ibiúna recebeu 7 mil doses da vacina. Sendo 445 doses no bairro Dois Córregos, onde foi confirmado o primeiro caso para febre amarela e no bairro da Areia Vermelha, foram aplicadas 1.146 doses, esse bairro também teve caso confirmado da doença. Ambos os bairros, receberam a vacinação casa a casa. Já na rede básica do Posto de Saúde Central até segunda-feira (8) foram aplicadas 5.400 doses.
Além de disponibilizar a vacina no Posto de Saúde Central, a Secretaria realiza o chamado monitoramento nos bairros onde há registro de macacos mortos. “É importante as pessoas entenderem que não é matando os macacos que se resolve o problema da febre amarela. O macaco acaba sendo uma sentinela da possível presença do vírus em determinada região”, disse Dra. Huda Siqueira, secretária municipal de Saúde.
Quem pode tomar a vacina:
Crianças a partir dos nove meses até idosos com 60 anos.
Não podem tomar a vacina:
grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses;
doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia;
pessoas com alergia a ovos ou derivados;
portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico;
transplantados.
Idosos com mais de 60 anos precisarão passar por avaliação médica. Quem já tomou a dose da vacina contra a febre amarela tem imunidade para vida toda.
Quem encontrar macacos mortos em Ibiúna pode entrar em contato com o Departamento de Zoonoses pelo telefone 3294.1381, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 32412601.