SÃO SEBASTIÃO – A MAIOR FESTA RELIGIOSA DE IBIÚNA COMEÇA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

A Festa de São Sebastião e Divino Espírito Santo, o maior e mais tradicional acontecimento religioso de Ibiúna – deverá atrair mais de vinte mil pessoas em seu transcorrer – chega à sua nonagésima quarta edição.

Oficialmente, será aberta no próximo dia 16, com novena na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, que se estenderá até o dia 24.

No domingo (19), às 8 horas, haverá missa e procissão dos lavradores na Avenida São Sebastião (coreto); após a missa, feirão de verduras na Praça da Matriz.

No dia 24, às 19 horas, missa do último dia da novena; às 20 horas, missa e procissão luminosa no Sertão, onde se encontra a capela de São Sebastião.

No sábado, dia 25, às 6h30, missa no sertão; após o que os romeiros que foram buscar a imagem do santo se dirigem ao centro da cidade, devendo chegar às 17 horas ao coreto da Avenida São Sebastião; em seguida a imagem é levada à Praça da Matriz onde D. Ercílio Turco oficiará missa de recepção ao santo protetor de Ibiúna.

No dia 26, domingo, às 10 horas, missa dos festeirinhos, na Igreja Matriz; às 18 horas, procissão do Divino Espirito Santo, com a presença do monsenhor Claudemir José dos Santos.

Na segunda-feira (27), às 18 horas, procissão de São Sebastião e do Divino Espírito Santo, após missa na Praça da Matriz.

No dia 28, terça-feira, às 7 horas, missa de despedida do Santo, na Igreja Matriz; e, às 17 horas, missa de chegada (retorno) da imagem de São Sebastião a sua capela no sertão, distante cerca de trinta quilômetros da cidade.

A Banda Lira Unense abrilhantará o evento, assim como haverá shows musicais após as missas.

Novas regras

Um folheto distribuído à população pelos organizadores da festa, visando resgatar as tradições e origens da Festa de São Sebastião, anunciou a proibição de atos que estavam levando ao afastamento da pura manifestação religiosa em devoção ao santo.

Assim, está proibida a venda de bebidas alcoólicas por qualquer pessoa, estabelecimento comercial, barracas ou ambientes no recinto do sertão em torno do lago. Só poderão funcionar barracas de alimentos e refrigerantes.

Os animais usados pelos romeiros terão que ser bem tratados, nutridos e deve-se evitar todo esforço excessivo e garantir seu descanso. Caso haja maus tratos, os animais poderão ser apreendidos, de acordo com a lei.

A velocidade permitida para veículos automotores, em toda a estrada de São Sebastião, será de 30 km/hora, por causa da grande aglomeração de animais e pedestres. A partir das 19 horas, não será permitida a entrada de carros e caminhões para que não haja bloqueios das ruas e vias de acesso ao sertão e à capela de São Sebastião, devido ao fluxo de ambulâncias e policiamento.

Não será permitido também o uso de aparelhos de som com potência acima de 55 decibéis, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.