DÓRIA CORTA RECURSOS – PROJETO GURI EM IBIÚNA [E MAIS 188 POLOS] SERÁ FECHADO NO DIA 29

Criado em 1995 e considerado o maior programa sociocultural brasileiro, o Projeto Guri acaba de sofrer uma canetada incisiva de João Dória. O governador paulista cortou R$ 148 milhões do orçamento destinado à Cultura. Com isso, serão fechado 190 polos, de um total de 335, e mais de 60 mil crianças ficarão desassistidas, além de 650 pessoas já terem sido demitidas.

Na última sexta-feira (29), todas as prefeituras e secretarias municipais de cultura receberam um ofício sobre o desligamento do polo em seu município, que ocorrerá no dia 29 de abril próximo.

Na Regional Sorocaba, 16 polos serão fechados, incluindo o Polo Ibiúna que funciona há dezesseis anos e atualmente atende a 78 crianças e adolescentes do município, com iniciação musical, canto coral, violão e percussão.

MISSÃO

A missão do Projeto Guri é promover a educação musical e a prática coletiva da música, procurando o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O acesso ao Projeto Guri é universal e gratuito, porém, a Organização Amigos do Guri desenvolveu políticas e práticas com foco na inclusão e na atração e manutenção de alunos em situação de vulnerabilidade econômica e social.

A partir do momento em que passam a integrar o Guri, os alunos recebem atenção que vai muito além do ensino musical.

A Organização Amigos do Guri é quem administra o projeto desde 1995. Além do apoio dado pelo Governo do Estado de São Paulo, a Amigos do Guri também recebem apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

O projeto está presente também na Fundação Casa, onde quase 35 mil alunos têm aulas por ano. Os demais polos, presentes na capital de São Paulo, são regidos por outra organização social, formada por parcerias entre governo e pessoas jurídicas de direito privado, que investem em ações na área cultural.

MOBILIZAÇÃO

Visando impedir o fechamento do Polo Ibiúna, algumas ações já estão em andamento. Por exemplo, caso haja algum interesse, sobretudo por parte dos empresários, em patrocinar essa causa a proposta deve ser encaminhada para o e-mail: mobilização@projetoguri.org.br

Assim de imediato existem duas alternativas: 1. a prefeitura municipal assume o polo pelo menos por seis meses; 2. haja efetivamente apoio de patrocinadores.

O vereador Naldo Firmino já está agindo para que se forme uma comissão para pedir apoio à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a fim de que o Projeto Guri de extrema relevância sociocultural não seja cancelado, deixando de atender milhares de crianças e adolescentes. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

ATENÇÃO! 

Vitrine online recebeu hoje, às 18h44, a agenda do governador nesta segunda-feira (01). Às 14 horas, João Dória anuncia as medidas tomadas sobre o Projeto Guri. 

 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *