CENTENÁRIO – FESTA DE SÃO SEBASTIÃO ATINGE SEU PONTO MÁXIMO NESTE FIM DE SEMANA
Milhares de pessoas celebram, no próximo fim de semana, o centenário de São Sebastião, santo protetor de Ibiúna, na maior festa religiosa do município, que recebe fiéis e turistas de diversas cidades.
Como reza a tradição, na sexta-feira (24), às 11 horas, os cavaleiros partem da rotatória da CPFL em direção ao bairro do Pocinho, localizado no Sertão, onde se encontra a capela de São Sebastião, a cerca de 27 km da cidade.
Às 19h30, haverá encerramento da novena na igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores; às 20h30, se realiza missa e procissão luminosa no Sertão.
No sábado (25), às 06 horas, realiza-se a missa da saída dos romeiros que trazem a imagem de São Sebastião para a cidade; às 12 horas, realiza-se missa na Fazenda Santa Maria, no bairro do Piaí.
Às 17h30 (previsão) a imagem chega na avenida São Sebastião (coreto) e segue para a praça da Matriz, onde haverá missa. Na praça haverá diversas barracas e contêineres de alimentação com comidas típicas.
Os romeiros, a pé, a cavalo, bicicleta, moto, ônibus, caminhões, desfilam ao longo da avenida São Sebastião, descem a rua XV de Novembro até chegar à praça da Matriz. Essa passagem, testemunhada por milhares de pessoas, dura horas.
A Festa de São Sebastião é ato de devoção da promessa feita ao santo mártir do cristianismo, por ter livrado o povo ibiunense da gripe influenza espanhola, em 1918, que matou 40 milhões de vidas em todo o mundo, mas não chegou a Ibiúna.
FORTE EMOÇÃO
Nos últimos 100 anos, a demonstração de fé e devoção ao santo protetor – a padroeira de Ibiúna é Nossa Senhora das Dores – mobilizou gerações de ibiunenses, alguns dos quais fazem questão de carregar a imagem do santo nos braços, ou ao menos tocá-la, numa comovente experiência de fé que provoca lágrimas, momentos de gratidão por graças recebidas. Carregar seu andor é um feito disputado por muitos como um ato inesquecível.
É natural, que ao longo de um século, muitos fiéis envelheceram, outros morreram, como ocorreu com dona Terezinha Lima Machado, que faleceu aos 81 anos, em 2018, fato lamentado pela comunidade.
Na festa de 2011, ela declarou à revista vitrine online, ainda em sua versão impressa: “A caminhada do santo é uma benção. Quem não vai, não sabe o que perde. Já recebi muitas graças pela intercessão do santo.”
LUIZ E ANTONIO
Por trás da beleza, que se renova a cada ano, tanto do andor de São Sebastião quanto da imagem do Espírito Santo, estão os irmãos gêmeos, Luiz Francisco Viera Ruivo e Antônio Carlos Vieira Ruivo, ambos ibiunenses e professores de artes plásticas.
Eles constroem os andores em segredo, somente revelado no dia da romaria. Eles também são os guardiões da imagem de São Sebastião, além de serem pessoas queridas e respeitadas na cidade.
SEQUÊNCIA
26 DE MAIO (DOMINGO)
10:00HS. MISSA DOS FESTEIRINHOS
LOCAL: MATRIZ NOSSA SENHORA DAS DORES (CENTRO).
18:00HS. PROCISSÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. APÓS, MISSA NA PRAÇA DA MATRIZ.
27 DE MAIO (SEGUNDA-FEIRA)
18:00HS. PROCISSÃO DE SÃO SEBASTIÃO E DO DIVINO ESPÍRITO SANTO,
APÓS, MISSA NA PRAÇA DA MATRIZ.
28 DE MAIO (TERÇA-FEIRA)
07:00HS. MISSA DE DESPEDIDA DA IMAGEM
LOCAL: MATRIZ NOSSA SENHORA DAS DORES (CENTRO).
12:00HS. MISSA
LOCAL: FAZENDA SANTA MARIA (BAIRRO PIAI).
15:00HS. MISSA
LOCAL: SERTÃO (BAIRRO POCINHO).
17:00HS. MISSA “CHEGADA DA IMAGEM”
LOCAL: SERTÃO (BAIRRO POCINHO).