IBIÚNA – PREFEITURA REAGE À NOTÍCIA DE VITRINE ONLINE E ESCLARECE SUAS AÇÕES EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO VULNERÁVEL

Diante da notícia publicada por vitrine online no último domingo (4), com o objetivo de mostrar a triste situação das pessoas em situação vulnerável na cidade de Ibiúna, no momento em que o frio era intenso, recebemos a seguinte nota da Prefeitura, em que esclarece as ações que vem desenvolvendo com o objetivo de acolher e fazer encaminhamentos para outros cuidados assistenciais e tratamentos médicos.  Eis a nota, na íntegra:

“Desde o início do inverno, a atual administração se preocupou em acolher os moradores em situação de rua para que não passassem frio e nem ficassem desamparados, como é feito o ano todo aliás. Por determinação do Prefeito João Mello, as Secretarias de Assistência Social, Esportes e Saúde, o Fundo Social, a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal, montaram provisoriamente no dia 6 de julho, o pernoite de emergência no Centro Olímpico, com abordagem nas ruas e todas as refeições. No dia 12 de julho, um remanejamento foi necessário. A Casa Maria de Nazaré – Abrigo de Irmãos, recebeu essas pessoas que estiveram até esta segunda-feira, dia 5 de agosto. O não cumprimento de algumas normas e regras para boa convivência não foram seguidas, como por exemplo, o uso constante de álcool e drogas, o que dificultou as intervenções das equipes da prefeitura e de voluntários. 

Todos foram recebidos com muito carinho e respeito pela nossa equipe, mas a escolha em receber ajuda, ser encaminhado ao tratamento, permanecer no local e mudar de vida é de cada um. Toda orientação sempre foi dada, mas nada é feito à base da força. Através desta ação social, algumas pessoas foram encaminhadas ao CAPS e outras para sua cidade de origem, onde estão seus respectivos familiares.  

Em relação àqueles que optaram por voltar para as ruas, a Secretaria de Assistência Social permanece com seu trabalho de busca ativa, de orientação e continua à disposição para atender essas pessoas quando estiverem de fato preparadas para a mudança.”

 

NOTA DA REDAÇÃO – Foi com grata surpresa que a Redação de vitrine online recebeu, pela primeira vez, um comunicado como “Direito de Resposta” da atual administração. Seria ótimo que tomasse a mesma atitude em relação a outras notícias sobre as quais não presta informação, como a paralisação das obras da Estrada do Verava e do recapeamento da Estrada Municipal da Cachoeira, para ficar em dois exemplos. Seria importante avanço no campo da transparência pública notoriamente escassa.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *