PESQUISA REVELA QUE TRANSTORNOS MENTAIS ATINGEM 86% DOS BRASILEIROS

Os números de pessoas com transtornos no Brasil são pirantes. Pesquisa feita pela Vittude, uma plataforma online para a saúde mental, revelou que 86% dos brasileiros têm algum tipo de transtorno mental, como ansiedade e depressão.

Aliás, o país é o que conta com maior número de pessoas ansiosas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, 9,3%, ou cerca de 17 milhões de indivíduos.

O estudo foi realizado entre 2016 e 2019 e abrangeu 492.790 pessoas.

Eis outros dados preocupantes indicados pelo levantamento: 37% dos indivíduos apresentam estresse severo, enquanto 59% em estado extremamente severo de depressão. Em relação à ansiedade, considerada extremamente severa, apresenta um índice ainda mais elevado: 63%.

A psicóloga Heloísa Caiuby avaliou que esses dados refletem a realidade que estamos vivendo:

“O mundo está muito difícil, rápido e cheio de mudanças. Muitas vezes, não temos tempo sequer de assimilar uma mudança e já vem outra. Isso causa uma angústia tremenda porque as pessoas não conseguem dar conta.”

Especialistas ouvidos sobre a pesquisa argumentam que problemas de saúde mental costumam ser desencadeados pela pressão no ambiente de trabalho ou por situações afetivas na vida pessoal.

Pesquisa realizada pela Talenses, uma empresa de recrutamento profissional, detectou que 49% dos trabalhadores brasileiros já tiveram crises de ansiedade, enquanto 44% declararam ter sofrido com o esgotamento mental devido ao estresse profissional [síndrome de Burnout], como aconteceu com uma jornalista da TV Globo e foi amplamente noticiado.

Leia o que disse Heloísa a respeito:

“Ser pressionada para apresentar resultados e ser cada vez mais eficiente em ambiente em que a pressão é forte e a competitividade é muito grande leva uma pessoa a duvidar de si mesma e de sua capacidade de alcançar os resultados exigidos. Isso gera frustração, que pode criar um ciclo vicioso a cada nova demanda e isso vai se repetindo até as pessoas pifarem.”

O Ministério da Saúde considera como sintomas de depressão tristeza profunda, falta de ânimo, pessimismo e baixa autoestima. Esse transtorno pode retirar o prazer de atividades antes prazerosas, provocar oscilações de humor e levar a pensamentos suicidas. Entre as manifestações físicas se incluem dor de cabeça, insônia frequente e perda do apetite.

Em relação à ansiedade, de acordo com o Ministério da Saúde, se caracteriza por preocupações e medos exagerados, sensação de constante de que algo ruim vai acontecer, com manifestações físicas como sudorese (suor), palpitação, insônia, tremores, boca seca, dor de cabeça e tonturas.

Segundo a psicóloga, é possível reduzir esses números se a empresa e funcionários trabalharem juntos para tornar o ambiente de trabalho menos tóxico. A empresa, por exemplo, precisa criar políticas que visem ao bem estar do seus empregados, assegurando cargas de trabalho compatíveis com a capacidade de realização das pessoas, proporcionando intervalos de descanso e oportunidades de lazer em algum momento do dia ou da semana, disponibilizar aconselhamento para que o funcionário tenha a quem recorrer em momentos de necessidade e por meio de práticas de saúde que vão além dos exercícios laborais.

Da parte do funcionário, este deve avaliar sua postura dentro da empresa, principalmente aqueles que ocupam cargo de liderança que, muitas vezes, contaminam o ambiente que é saudável por ter relacionamentos abusivos. (C.R.)

ERRATA: A revista vitrine online recebeu da Vittude, autora da pesquisa que mencionamos assim uma errata. Informa que “a pesquisa não mostra que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental e, sim, 86% das pessoas que responderam a pesquisa. A startup disponibilizou em seu site um teste que foi respondido por 492.790 pessoas e  86% delas apresentaram algum transtorno mental.” 

Cumprido o dever que nos cabe publicamos a errata, no entanto, a revista Veja, que foi uma das fontes que utilizamos em nossa pesquisa, publicou no dia 31 de julho de 2019, notícia exatamente com o título; “PESQUISA MOSTRA QUE 86% DOS BRASILEIROS TÊM ALGUM TRANSTORNO MENTAL”. A matéria cita como fonte a pesquisa realizada pela Vittude, exatamente como interpretamos.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *