O QUE PRECISA MELHORAR EM IBIÚNA SÃO “OS ELEITORES”, ADVERTE LEITORA

A notícia divulgada ontem (21) por vitrine online sobre o lançamento do projeto da TV Ibiúna “Eleições 2020” alcançou notável repercussão pública, obtendo dezenas de comentários, que continuam chegando.

A pergunta formulada era “O que precisa melhorar em Ibiúna?” O comentário mais frequente foi “tudo”. Alguns mencionaram, por exemplo, sistema de saúde, a situação das escolas e creches, as estradas, a falta de coleta de lixo, a famigerada rodoviária; outros mencionaram “o prefeito”, “os vereadores”.

Uma leitora, no entanto, parece ter tocado no fundo da questão. Para melhorar é preciso mudar “os eleitores”, pois são estes que elegem os políticos e lhes delegam o poder através dos seus votos.

É sobejamente conhecido como agem os políticos de modo geral para obter votos, o que inclui doação de cestas básicas, medicamentos, pagamentos de contas, doação de materiais e compra de voto em espécie.

Considerando as carências de larga camada da população, especialmente nos bairros, não há como condenar as atitudes dos munícipes que, não raro, não dispõem de recursos até mesmo para comprar alimentos e qualquer “ajuda” pode decidir a opção de voto.

Na mesma linha da leitora referida, um leitor comentou que “antes de culpar este ou aquele, primeiro devemos fazer uma reflexão, e ver que a situação que aí está foi consequência de nossa escolha. Então, se não votamos em pessoas comprometidas com os interesses do povo e cobrar esse compromisso constantemente, estaremos sendo coniventes com a situação, porque somente se você agir com seriedade terá o direito de cobrar seriedade, do contrário é mais do mesmo, sempre…”

Outra leitora escreveu: “Primeiramente, é preciso melhorar a cabeça da população, que acha que um prefeito é bom por fazer falsas promessas. Vamos acordar, os mesmos que reclamam hoje são os mesmos que votaram nessas pessoas que estão pouco se importando com a cidade. Quando o povo acordar, a cidade vai melhorar”. (C.R.)

Nota da Redação: a foto reproduzida acima faz a contagem regressiva da TV Ibiúna contando dias, horas, minutos e segundos que faltam para às 8 horas da manhã do dia 4 de outubro, quando serão realizadas as eleições. 

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *