CORONAVÍRUS – SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE CONFIRMA PRIMEIRO CASO NO MUNICÍPIO DE IBIÚNA

A Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo para a qual devem ser dirigidas, diariamente, todas as notificações relacionadas à pandemia do coronavírus ocorridos em todos os municípios paulistas, anunciou hoje (7) o primeiro caso positivo da doença. Não há pormenores sobre o paciente como gênero, idade e seu estado de saúde.

A Prefeitura, logo depois, divulgou o boletim epidemiológico relativo ao dia de hoje. Além do caso confirmado, há dois casos suspeitos internados, um dos quais na UTI, mas não se informou em que hospital e 2 óbitos suspeitos por Covid-19. Até o momento, não houve nenhum óbtido confirmado por coronavírus.

Há 45 casos notificados, 27 aguardando resultado de testes e 17 descartados e negativos.

O Jornal do Povo de Ibiúna, depois de noticiar o primeiro caso da Covid-19, informou que “apesar de ainda não estar no sistema, informações extraoficiais dão conta de um segundo caso também já confirmado em Ibiúna agora à noite”. Uma vez confirmado, essa informações deverá ser incorporado no boletim da Secretaria Estadual da Saúde desta quarta-feira (8).

Uma número ínfimo de ibiunenses ainda incrédulos, como Jorge Delesposte, que escreveu que considerou a notícia como “mentirosa, é jogo político”. Sem esclarecer a que Secretaria se referia escreveu ainda: a “secretaria de saúde mente, frauda números, se é realmente verdade me passa o nome”. Informamos que não havia nome a passar e sim de uma instituição pública estadual, a Secretaria da Saúde no endereço www.saude.sp.gov.br. Não satisfeito foi ainda mais deselegante: “essas informações são tudo uma fraude, acorda rapaz, para de babar ovo do governo”. Desconhecemos por completo quem seja Jorge Delesposte. Outros leitores comentaram contrários às suas manifestações.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *