CORONAVÍRUS – EM CASO DE FLEXIBILIZAÇÃO [ABERTURA ECONÔMICA], REDOBRE O CUIDADO CONTRA A DOENÇA
O vírus corona gosta que as pessoas fiquem bem perto umas das outras. É o jeito que ele tem de se multiplicar pandemicamente. Também gosta que os indivíduos não saibam disso ou não levem a sério sua periculosidade, como o presidente Jair Bolsonaro, que tem uma posição obsessiva em menosprezar seus efeitos. Afinal, 70% serão contaminadas como ele diz e alguns vão morrer, fazer o quê? E note-se que a curva de crescimento, neste momento, continua ascendente, tanto em número de contaminações quanto de óbitos. Adiante só incertezas!
O governador João Dória anuncia que, ouvido o comitê de contingenciamento contra o coronavírus, pretente flexibilizar as medidas relacionadas à quarentena, mas isso somente acontecerá depois do dia 10 de maio, por setores econômicos. O prefeito de Ibiúna também anunciou que deverá assinar um novo decreto nesta quarta-feira (22) visando igualmente permitir atividades econômicas que, neste caso, se relacionam sobretudo com o comércio ibiunense.
Tanto em relação ao governo estadual quanto ao municipal tem sido intensa a pressão por parte de empresários e grupos políticos para a “volta ao trabalho”, já que na área agrícola as atividades seguem como atividade essencial como produtoras de alimentos.
As previsões observadas neste momento dão conta de que a população pobre deverá ser a mais atingida a partir de agora em decorrência da própria condição de vida em que a falta de condições sanitárias se destaca de modo preocupante.
Não se pode prever exatamente o que acontecerá com o afrouxamento do distanciamento social e isolamento que tem sido, em todo o mundo, a principal orientação dos cientistas e médicos especializados para impedir o crescimento exponencial da contaminação.
Por isso mesmo, quer queiram ou não, o presidente da República, os 27 governadores e os 5.570 prefeitos de todo o Brasil deverão tomar toda a cautela possível e agir com responsabilidade, com base nos conhecimentos científicos disponíveis, em relação à flexibilidade, isto é, repetimos, a abertura de atividades econômicas.
Diante do desconhecido que já causou quase 170 mil mortes no mundo, onde registraram-se 2,5 milhões de contaminados, dos quais 2.570 no Brasil entre os mais de 40 mil contaminados.
Neste final de semana viram-se pelo país manifestações que provocaram aglomerações temíveis, assim como um aparente “esquecimento da pandemia”, como se tudo estivesse normal e um vírus continua causando sofrimento terrível por falta de ar, uma das agonias mais dramáticas no processo de morte.
Vitrine online faz um apelo à população que intensifique ainda mais os cuidados contra a Covid-19: use máscara toda vez que for manter um contato próximo com os outros, mantendo distância de pelo menos dois metros dos demais, lave as mãos com sabão várias vezes por dia, pelo menos durante vinte segundos, use álcool em gel. Em suma: evite ser contaminado e também contaminar, já que os especialistas advertem que uma pessoa pode estar contaminada, mas não apresentar nenhum sintoma.
Vale lembrar: a contaminação pelo coronavírus se dá através da pessoa para pessoa, por meio dos perdigotos [gotículas] que são lançadas quando falamos, tossimos ou espirramos e também por contatos em áreas contaminadas, como as mãos.
Lembre-se é sua a responsabilidade de se proteger e de proteger os outros. Valorize a vida que é única. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)