SANTOS – DESEMBARGADOR QUE HUMILHOU GUARDA MUNICIPAL PEDE DESCULPAS E AGORA USA MÁSCARA
Lembra-se do desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira que no último sábado (18) humilhou e tentou intimidar o guarda civil municipal Cícero Hilário Roza Neto numa praia em Santos? O guarda apenas cumpria sua função, determinada por decreto estadual, de exigir o uso de máscara facial por parte do desembargador, já que essa medida visa proteger a sociedade da infecção da pandemia em curso.
Siqueira do alto de sua “magistratura” cometeu diversas infrações como desacato à autoridade, tentativa de intimidação, rasgar um documento público e, mais, jogá-lo em pedaços ao chão.
As cenas do episódio viralizaram e deixaram o desembargador famoso em todo o Brasil, com intensa repercussão negativa nos poderes Judiciário e Legislativo, além de infinitas críticas da população. A solidariedade ao guarda civil foi imensa e ele até recebeU medalha, assim como seu colega, que filmou a cena.
AGORA COM MÁSCARA
Que a atitude serena e educada do guarda sirva como exemplo de conduta, pois ele era, no episódio, autoridade cumprindo sua função, enquanto o desembargador apenas um cidadão, agindo na contramão do que estabelece a lei que ele devia dar o exemplo de respeito.
Por meio de nota, Siqueira disse ter se exaltado “desmedidamente” com o guarda municipal, “razão pela qual venho a público lhe pedir desculpas”.
O desembargador foi visto na praia, mas agora utilizando a máscara.