IBIÚNA – PREFEITURA ANUNCIA QUE CELEBRAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO NÃO TERÁ FESTA DEVIDO À PANDEMIA

Em nota distribuída hoje (26), a Prefeitura de Ibiúna informa que devido à pandemia não haverá programação festiva de São Sebastião, protetor do município desde a gripe espanhola no início do século XX, e do Divino Espirito Santo.

De tradição centenária, a Festa de São Sebastião é o maior evento religioso da cidade que atrai milhares de pessoas, incluindo turistas e visitantes atraídos pelo evento que inclui uma gama de atos religiosos, procissão dos lavradores, shows artísticos, entre outros.

Há muitas pessoas que participam da romaria que segue até a capela no santo no Sertão há décadas, demonstrando grande fé e devoção, que vão buscar e trazem a imagem para a cidade e, depois, sempre numa terceira a levam de volta ao seu altar. Há fiéis que agradecem pelas graças recebidas.

CARREATA

A Prefeitura anunciou que haverá somente uma programação religiosa, “um período de fé e devoção. Não haverá qualquer tipo de show ou comemoração. A única programação será para contemplação da imagem no Sertão, onde está a capela do Santo no sábado (29). No domingo (30), com a imagem trazida para a cidade, haverá visitação presencial na praça da Matriz. As pessoas deverão usar máscaras faciais, álcool em gel, manter distanciamento e não poderão tocar a imagem.

A Prefeitura alerta ainda que estará proibida a entrada na Capela no Sertão, bem como a venda de bebidas alcoólicas ou barracas durante o trajeto.

Para os devotos que estarão na visitação presencial no Sertão, é importante levar álcool em gel, máscaras faciais e manter distanciamento uns do outros, como medida para prevenir contra possíveis transmissões virais.

Para as pessoas dos grupos de risco – finaliza a nota – a recomendação é que não participem dos acontecimentos anunciados.

PREOCUPANTE

Esse procedimento da municipalidade reflete as preocupações com o aumento dos contágios que está sendo observado em todo o País, devido à falta de vacinação, como requerido, e entrada de novas variantes. Cidades do interior paulista estão endurecendo as ações de combate à pandemia, por meio de lockdown.

Na última semana as internações por covid-19 no Hospital Municipal de Ibiúna subiram de 5 para 25.

Outro dado preocupante diz respeito ao aumento de novos infectados. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura do dia 24 para o dia 25 houve aumento de 264 novos casos positivos da doença, de 2.283, no dia 24 (segunda-feira), para 2.547, no dia seguinte, o que, de fato, pede novas medidas e mudanças urgentes nos hábitos da população, que parece achar que a pandemia já passou.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *