IBIÚNA – MORTES POR COVID-19 DEIXA POPULAÇÃO ATÔNITA; HOUVE 10 ÓBITOS EM 4 DIAS

Cada pessoa é única e insubstituível para seus familiares e amigos. E são muitas as famílias já atingidas pela crueldade impiedosa dessa doença.

Os ícones do luto e as fotografias dos mortos por complicações da covid-19 aparecem cada vez mais nos grupos sociais, trazendo um rosário de dor e sofrimento por perdas irreparáveis.

Muitos evocam a entrega dos entes passados aos braços de Deus, um consolo que se torna uma forma de lenitivo contra situações imponderáveis.

Somos mesmo criaturas vulneráveis e a vida “é um sopro” como escreveu a atriz Fernanda Montenegro em seu livro autobiográfico.

A situação trágica está espalhada no mundo e de modo intenso no Brasil, o segundo colocado mundial em número de óbitos por covid-19, com todas as trapalhadas das autoridades federais em relação a ausência de uma política consistente e responsável de vacinação de forma extensiva.

Desafortunadamente, estamos caminhando para meio milhão de óbitos pela pandemia e é justo que nos sintamos inseguros e procuremos nos proteger, a despeito de uma larga parcela da população não estar nem aí, como se vivêssemos intocados por uma pandemia devastadora.

Aglomerações que aumentam as chances de contaminação, falta de uso de máscaras faciais para evitar transmissão e recepção do vírus, falta de higiene mínima, como lavar as mãos com sabão, e desinfetá-las com álcool em gel, ainda que devamos admitir que para muitos falta, além da educação, dinheiro para adquirir esses produtos e até mesmo alimentos.

Vivemos dias e noites terríveis assolados por sonhos tão absurdos quanto a realidade.

NOSSA CIDADE

Ibiúna, a cidade onde vivemos, povo devoto, continua a sofrer notoriamente os efeitos catastróficos desse mal do século.

Da última sexta-feira, dia 4, até esta segunda-feira, dia 7, foram registrados 10 óbitos por covid-19 no município, totalizando 132 desde o início da pandemia. Não são apenas números. São vidas que se perdem diante da nossa impotência.

O número de casos positivos aumentou, no mesmo período de 3.150 para 3.257, ou seja, mais 107 novos casos, oficialmente. No domingo, dia 6, havia 457 pessoas em isolamento domiciliar.

Hoje havia 24 pessoas internadas no Hospital Municipal, com 1 caso de óbito suspeito por covid-19.

Como se vê é preciso que a população desperte para a realidade de um fato cujos efeitos prosseguirão ainda por muito tempo e que todos, com a melhoria do serviço de informação continuada do governo, passe a se comportar com responsabilidade perante si mesmos e os outros, que podem ser vítimas inocentes de um vírus devorador de vidas. (Carlos Rossini é editor de vitrine online)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *