OBRAS PARADAS – DUPLICAÇÃO DA RODOVIA BUNJIRO NAKAO AGORA DEPENDE DE NOVA LICITAÇÃO

A duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao, cujas obras foram iniciadas em janeiro de 2018 com prazo de conclusão em julho de 2019, acaba de sofrer mais um revés.

Neste sábado (8), o DER informou vitrine online que as obras [que estavam paralisadas desde fevereiro de 2021] foram retomadas parcialmente no trecho do lote 1, localizado em Vargem Grande, e já estão em fase final de conclusão.

No entanto, os trechos mais longos, em Ibiúna, correspondentes aos lotes 2 e 3 tiveram seus contratos rescindidos com a Construtora Heleno & Fonseca e serão relicitados, ou seja, o reinício das obras desses trechos “depende do prazo legal da [nova] licitação.

Em suma, não se sabe exatamente quando as obras serão retomadas e os usuários da rodovia deverão continuar atentos ao dirigir por essa via inacabada, com lugares perigosos.

Palco de inúmeros e graves acidentes e obsoleta para servir ao tráfego de veículos que se ampliou consideravelmente nos últimos anos, a notícia da duplicação da via veio ao encontro do anseio da população regional e interestadual que circulam por ela diariamente.

O PROJETO

O projeto executivo de obras para a SP-250 prevê a duplicação da pista, do km 45,25 ao km 74, beneficiando os municípios de Vargem Grande Paulista, Cotia e Ibiúna. Em função da extensão da obra, ela deverá ser dividida em três lotes. O lote 1 contempla os km 45,25 ao km 53,25, o lote 2 abrange o km 53,52 ao km 63,32 e o lote 3, terá obras realizadas do km 63,32 ao km 74.

Na época, a expectativa do DER era que o edital de licitação para contratação das empresas responsáveis pelos serviços fosse publicado até o final de 2016. O valor orçado do empreendimento é de R$ 221,4 milhões, a ser financiado pelo Banco Mundial, por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA).

ORDEM DE SERVIÇO

A ordem de serviço para início das obras foi assinada no dia 21 de dezembro de 2017 em solenidade realizada na margem da própria rodovia pelo então governador Geraldo Alckmin com a presença de prefeitos autorizando o início às obras de duplicação e modernização da Rodovia Bunjiro Nakao (SP 250), do km 48,7 ao km 62,6. Com início previsto para janeiro do próximo ano, as obras deverão ser concluídas em junho de 2019.

DIVISOR DE ÁGUAS

Já em setembro de 2014, vitrine online publicava notícia de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Ibiúna, com auditório lotado, que reproduzimos abaixo:

“Se tudo ocorrer de acordo com o projeto apresentado hoje (3) na Câmara Municipal de Ibiúna para mais de duzentas pessoas, em maio de 2017 a rodovia Bunjiro Nakao estará duplicada no trecho entre Vargem Grande Paulista e Ibiúna (do km 45,250 ao km 74). Trata-se de uma obra divisória de águas na história e futuro de Ibiúna e municípios da região. No total a duplicação terá extensão de 23,900 km e seu custo está estimado em R$ 150 milhões [valor que seria modificado posteriormente], incluindo, além do alargamento da pista, novas pontes, rotatórias, retornos, ciclovia ao longo do trecho.

A apresentação técnica do projeto de duplicação da rodovia Bunjiro Nakao foi aberta pelo engenheiro Alfredo Moreira de Souza Neto, diretor do DER Divisão Itapetininga, sendo os pormenores anunciados e explicados pelo engenheiro Daniel Shimavukuro.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

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