IBIÚNA – BURACOLÂNDIA EXIGE UMA RESPOSTA EFICAZ DAS AUTORIDADES MUNICIPAIS

Os dois mais sérios problemas [crônicos] de Ibiúna, além de outros igualmente consideráveis, são o sistema de saúde, tendo como centro de atenções o Hospital Municipal, que não consegue acertar o passo, e as estradas e ruas, esburacadas e poeirentas. Ambos se arrastam como pedra de Sísifo.

Entra governo, sai governo e tudo continua exatamente da mesma forma, apesar das promessas que se repetem como sempre. Se pudéssemos juntar as pedras já lançadas nas estradas municipais poderíamos erguer uma montanha como o Pico do Jaraguá em São Paulo.

É claro que quando chove a tendência é aumentar o número de buracos mesmo em estradas pavimentadas, mas isso também acontece por falta de manutenção ou reparos inadequados, já no período da seca. É comum, como verificamos na Estrada da Cachoeira, por exemplo, que tanto o serviço de tapa buracos é malfeito quanto dura muito pouco. Às vezes jogam uns pedriscos que logo são levados pela chuva.

As fotos que o leitor observa nesta matéria foram tiradas nesta quarta-feira, dia 12 de janeiro de 2022, e retratam uma situação até mesmo vergonhosa, como é o caso da situação verificada na Rua Guarani que ficou famosa por ter se transformado no dia 20 de novembro de 2021 em “estação rodoviária” improvisada, apesar de a reforma do Terminal Rodoviário vir a durar muitos meses. Os usuários, como já divulgamos, ficaram e continuam a ficar ao relento sob sol, chuva e as péssimas condições do asfalto que afundou e continua afundando.

É incrível como as autoridades municipais encarregadas de solucionar esse problema apostam na resignação de grande número de populares, pessoas geralmente simples, entre os quais muitos idosos de cabelos brancos, continuam a pagar um alto preço por falta de planejamento mas, sobretudo, de consideração e respeito com todos aqueles que dependem exclusivamente de transporte público no município de Ibiúna.

Mas hoje percorremos algumas vias públicas localizadas na região próxima ao centro urbano, ainda que tenhamos visto postagens nas redes sociais em que se veem estradas completamente enlameadas, muitas das quais além de servir de caminho obrigatório para a população são vias de escoamento da produção agrícola do município.

É triste constatar que boa parte da esperança que nutríamos em relação a uma nova gestão pode seguir em direção da mesmice, apesar de pretender por meio de postagens nas redes sociais mostrar exatamente o oposto.

Recentemente, a Prefeitura anunciou um “pacote” de obras nas vias públicas, assim como fez o então prefeito Fábio Bello, atual secretário de Desenvolvimento Urbano, no fim de 2015, quando anunciou um “pacotão” com centenas de obras com o mesmo propósito.

Tomara que comecem a mostrar logo os resultados práticos desse novo anúncio. (C.R.)

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *