IBIÚNA – GCM ATENDEU A 1.107 OCORRÊNCIAS EM 2021

A Guarda Civil Municipal de Ibiúna atendeu no ano de 2021 um total de 1.107 ocorrências, entre as quais figuram 71 crimes contra a vida, 75 contra o patrimônio [furtos e roubos], 56 relacionadas a entorpecentes, 59 prisões, 31 violências domésticas e 59 prisões.

Essas informações foram relatadas na manhã de hoje (13) pelo secretário municipal de Segurança Pública, Marcelo Godinho, na primeira reunião de 2022 do Conseg [Conselho Comunitário de Segurança], realizada no plenário da OAB – Ibiúna.

Participaram do encontro o comandante da 2ª Cia. do 40º Batalhão da Polícia Interior, capitão PM José Eduardo de Souza], Dr. Rafael de Medeiros Marques, titular da Delegacia de Polícia Civil de Ibiúna; engenheiro Marcelo Zambardino, presidente do Conseg.

Três moradoras no bairro da Campininha, na divisa de Ibiúna com Cotia, se queixaram da falta de iluminação pública no bairro, bem como da falta de atenção da Prefeitura em relação a outros problemas como a situação das estradas.

Um morador no bairro do Tavares também discorreu sobre problema de perturbação pública [pancadões] e problemas de drogas, destacando que quando as pessoas pedem a presença da Polícia Militar no local os policiais não conseguem localizar o ponto da chamada, provavelmente por falta de referências precisas.

Neiva Giancoli, membro do Conselho de Defesa da Mulher – CMDM, fez um relato de um caso ocorrido no dia 31 de dezembro de 2021 à noite, envolvendo uma vítima que não encontrou nenhum tipo de acolhida oficial e reivindicou providências para que seja instalado em Ibiúna uma “Casa de Passagem”, exatamente para atender casos em que mulheres sofrem algum tipo de ameaça ou agressão.

OCORRÊNCIAS ATENDIDAS

Eis as ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal durante 2021, o que não abrange as ocorrências atendidas pela Polícia Militar e também os casos atendidos na Delegacia de Polícia Civil, no mesmo período:

26 – apoios a órgãos públicos;

123 – apoios a órgãos públicos;

80 – atendimentos ao público;

19 – autos localizados;

71 – crime contra a vida;

75 – crime contra o patrimônio;

100 – crimes de menor potencial ofensivo;

102 – ocorrências relacionadas ao meio ambiente;

56 – ocorrências com entorpecentes;

226 – ocorrências de trânsito;

59 – prisões;

31 – violência doméstica;

6 – crimes contra a dignidade sexual;

1 – parturiente;

7 – porte ilegal de armas;

126 – averiguações diversas;

5 – encontro de cadáveres;

Total = 1.107

ABORDAGENS

Além dessas ações, a GCM abordou 7.006 pessoas e 1.096 veículos.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *