SOROCABA INICIA RACIONAMENTO DE ÁGUA PARA 695.328 HABITANTES NESTA SEGUNDA-FEIRA

Com uma população estimada em 695.328 habitantes pelo IBGE em 2021, tem início nesta segunda-feira (17) o racionamento de água em todo o município de Sorocaba. Trata-se da quarta mais populosa do interior paulista, sendo uma capital regional. Tem uma extensão territorial de 450,38 km2.

Essa medida que foi adiada até que a represa Itupararanga, que abastece mais de 85% da população sorocabana, atingisse volumes extremamente baixos de águas em decorrência da grave crise hídrica que afetou o reservatório. A represa também movimenta as turbinas da Votorantim Energia, que igualmente teve que reduzir drasticamente o uso da água para a produção de energia.

O anúncio do início do racionamento de água foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga em reunião realizada no Paço Municipal na última quinta-feira (13). Na sexta (14), portanto três dias antes do início do rodízio no fornecimento de água, Manga exonerou o então diretor do SAEE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba, Ronaldo Pereira da Silva, surpreendendo os especialistas e entidades que atuam na bacia hidrográfica em que se localiza a represa Itupararanga e o Médio Tietê.

Para seu lugar, o prefeito sorocabano nomeou o engenheiro sanitarista e ambiental Tiago Suckow da Silva Camargo Guimarães, formado pela Universidade de Taubaté.

Vitrine online apurou junto à Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba que a troca de diretores “foi técnica” e “para dar mais celeridade aos serviços de atendimento à população”.

COMO SERÁ O RODÍZIO

Segundo o diretor-geral do Saae/Sorocaba, por meio do sistema de rodízio, serão realizadas interrupções planejadas no fornecimento de água à população, alternando períodos com e sem abastecimento, de forma distribuída e intercalada nas diferentes regiões da cidade.

“A cada dia, haverá bairros, em praticamente todas as regiões da cidade, que terão abastecimento interrompido temporariamente. A premissa é a equidade na participação de toda a população, sem priorização de uma região em detrimento de outra”, explicou o diretor-geral do Saae.

Entre os dias 17 e 24 de janeiro, as interrupções no fornecimento ocorrerão das 22h às 5h e, a partir do dia 25 de janeiro, das 18h às 6h. A manobra é necessária como forma de promover adequações no sistema de captação, resguardando o bom funcionamento do maquinário e das tubulações, e de ajustar a redução escalonada da vazão das adutoras que conduzem água de Itupararanga para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado.

Para o esquema de rodízio, o sistema de distribuição foi dividido em quatro grupos, com números semelhantes de ligações, consumo médio equivalente e possibilidade de realização de manobras operacionais no sistema. A cada dia, um grupo fica sem abastecimento e tem o fornecimento normalizado, cuja relação se repete, sucessivamente, enquanto durar o racionamento.

“É preciso levar em consideração as características topográficas da cidade e as particularidades do sistema, então, é possível que, no período de estabilização, após a retomada do abastecimento, principalmente nas partes mais altas e mais distantes dos centros de distribuição, a água leve um pouco mais de tempo para chegar novamente”, complementa o diretor-geral do Saae.

Conforme a programação, no primeiro dia (17/1), as interrupções ocorrem em áreas atendidas pelos Reservatórios ou Centros de Distribuições da Vila Haro, Parada do Alto, Central Parque, Vila Barão, Terra Vermelha, Novo Éden e Cajuru; no segundo dia (18/1): Booster Eldorado, Granja Olga, Caixa Eldorado, Brigadeiro, Astúrias, Iporanga 2, YKK, Vitória Régia, Herbert de Souza e Toyota; no terceiro dia (19/1): Mosteiro São Bento, Centro, João Romão, Naria Eugênia, Sorocaba 1, Ipatinga, Santana, Aparecidinha e Nikkey; e no quarto dia (20/1): Sevilha, Campolim, ETA Cerrado, Rede 6, Planalto, Horto, Parque São Bento, Carandá e Altos do Ipanema.

A relação completa de cada bairro atendido por determinado reservatório da cidade, para saber o dia exato em que haverá a interrupção no fornecimento, poderá ser conferida em um hotsite especial criado para sintetizar todas as informações sobre o Plano de Contingenciamento do Saae/Sorocaba. É possível, inclusive, visualizar em mapas qual bairro, dia a dia, terá o fornecimento temporariamente suspenso ou operando de maneira normal.

A consulta pode ser feita clicando no banner disponível no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.bre) e no site do Saae/Sorocaba (www.saaesorocaba.com.br) ou, ainda, pelo link direto: www.sorocaba.sp.gov.br/rodiziodeagua. Outro canal de comunicação com a população é o WhatsApp (15) 99850-3936, acessando o item “Informações do Rodízio”, assim como via sistema Fale Conosco, pelo e-mail: fale@saaesorocaba.sp.gov.br . A partir do dia 17 de janeiro, o Saae/Sorocaba também disponibilizará o telefone: (15) 3224-5858, exclusivamente para essa finalidade.

O Saae/Sorocaba orienta os moradores a manterem os reservatórios das caixas d’água de seus estabelecimentos na capacidade máxima, na véspera da data programada da interrupção do fornecimento, como forma preventiva e para minimizar possíveis transtornos.

Para garantir o abastecimento ininterrupto em unidades de saúde e de educação, em caso de eventualidades, o Saae/Sorocaba dará todo suporte necessário, por meio de caminhões-pipa, cujo efetivo está sendo reforçado. O mesmo ocorrerá com as demais equipes operacionais da autarquia que, durante o período do rodízio, atuarão em sistema de plantão contínuo, visando garantir a plena execução do plano.

Carlos Rossini

Carlos Rossini é jornalista, sociólogo, escritor e professor universitário, tendo sido professor de jornalismo por vinte anos. Trabalhou em veículos de comunicação nas funções de repórter, redator, editor, articulista e colaborador, como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário Popular, entre outros. Ao transferir a revista vitrine, versão imprensa, de São Paulo para Ibiúna há alguns anos, iniciou uma nova experiência profissional, dedicando-se ao jornalismo regional, depois de cumprir uma trajetória bem-sucedida na grande imprensa brasileira. Seu primeiro livro A Coragem de Comunicar foi lançado na Bienal do Livro em São Paulo no ano 2000, pela editora Madras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *