ANATOMIA DA DURA REALIDADE DO ATENDIMENTO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE IBIÚNA
M. tem 42 anos, está grávida de sete meses. Ontem (17), às 16 horas, ela acompanhada da filha A., 17 anos, estavam no Hospital Municipal de Ibiúna para passarem por atendimento médico, onde permaneceram por mais de seis horas.
Distante dali, às 18h23, aparecia uma mensagem no WhatsApp do editor de vitrine online. O que você leitor lerá em seguida é o relato fiel do diálogo mantido entre a paciente e o jornalista, que revela a odisseia de uma cidadã que precisa de cuidados médicos no município. Eis, em síntese, o sentimento que M. expressou de sua longa experiência no ambiente hospitalar:
“Eu me senti um lixo pelo descaso dos recepcionistas e muito triste em ver tanta gente largada para lá com dor, doente, há muito tempo esperando, tinha umas 50 pessoas ali esperando atendimento.”
Nosso último contato se deu hoje (18), às 16h33:
“Só que receitaram só paracetamol, a febre não está baixando e estou preocupada com o bebê que está mexendo muito e estou com dor, não fizeram nem ultrassom para ver como estava.”
M – [18:23, 17/01/2022] – Boa noite, você pode me fazer um favor de colocar minha reclamação e me mandar um número que eu possa falar com alguém que resolva o descaso do Hospital de Ibiúna?
M -[18:24]: Tem pessoas aqui desde 10:00 esperando ser atendidas.
M – [18:24]: Três médicos para atender e nada.
M – [18:24]: Eu sou gestante e já estou esperando há duas horas, passando mal.
M – [18:25]: Devo acionar a polícia?
M – [18:25]: Detalhe: estou gestante no meio de um monte de gente com covid.
VITRINE ONLINE – [18:42] : Por favor, pode se identificar?
VO – Estou tentando falar com você pelo telefone para te ajudar de modo mais eficaz.
M – [18:51]: Pode ligar
VO – [18:57]: Já passei um zapp para o secretário falando do seu caso e pedindo providências para ele.
VO – [18:59]: Ele falou q vai verificar.
M – [18:59]: Obrigada
VO – [18:59]: Por favor, se puder me informe tudo o que aconteceu, quando você puder.
M – [19:00]: Informo.
M – [19:05]: A M. [atendente do hospital] me chamou e me passou na frente o médico já vai chamar.
VO – [19:07]: Que bom! Boa sorte!
M – [19:09]: Qualquer coisa te falo, não estão achando minha ficha
VO – [19:09]: Não acredito.
M – [19:10]: Por isso não chamaram.
M – [19:11]: Estou eu e minha filha A. L. C. esperando ser atendidas costa desde as 16:00.
M – [19:11]: Que descaso com a gente nossa ….😞
M – [19:12]: [Há] um senhor e uma senhora de idade que estão aqui desde 14:00
M – [19:13]: Estão com tosse e parece estar com febre; estão vermelhos.
M – [19:13]: Três médicos aqui e nada.
M – [19:13]: Tem que ter um médico só pra prioridade
M – [19:30]: Misturaram as fichas, está tudo bagunçado agora que estão chamando as pessoas das 14:00.
M – [19:30]: A ficha da minha filha está perdida no meio.
M – [21:10]: Ainda estou no hospital esperando minha filha ser atendida.
M – [21:12]: O Hospital de Ibiúna não tem estrutura pra atender covid, demoram muito, os médicos ficam perdidos porque não sabe se atendem retorno ou os que estão esperando por isso não vai, falta de organização, só o que falta pra melhorar, pra que deixar fila e aglomeração não precisava.
M – [23:01]: Saímos agora do hospital
M – [23:01]: Eu e minha filha estamos com covid.
M – [23:02]: Obrigada mais uma vez pela ajuda.
VO – [07:35, 18/01/2022]: Bom-dia! Que orientações recebeu do médico que a atendeu ontem e como está se sentindo hoje e sua filha?
M – [09:42]: Bom eu e minha filha chegamos ao hospital por volta de 16:00, já estava bem cheio.
M – [09:44]: Aí fiz a ficha tinha duas recepcionista educadas e um homem e uma senhora mal-educados, muita gente na recepção pra nada esses que eu fui falar depois que estava demorando muito [para atender] o preferencial e foram bem arrogantes e me deixaram falando sozinha, eu e minha filha ficamos a tarde inteira esperando chamar, aí eu escutei as outras pessoas falando q estavam lá desde das 9:00 da manhã.
M – [09:45]: Eu cheguei a ligar para GCM para ir lá me ajudar porque estava demorando muito e eu estava passando mal, tinha gente desmaiando lá, e tinha dois senhores bem ruins tossindo e bem vermelhos acho que estavam com febre e já estavam ali quando eu cheguei
M – [09:47, 18/01/2022]: Tinha três médicos atendendo era o que estava descrito no quadro lá fora lá dentro, mas quando entrei vi que só tinha um.
M – [09:48]: A recepção precisa ser melhorada, porque tem gente despreparada para mexer com o público, ficam conversando muito não dão informações são bem mal-educados.
M – [09:55]: O médico que me atendeu foi bem educado, chama-se R., se eu não me engano, mas também só me deram atenção depois que falei com você e com secretário da saúde. Isso não pode acontecer, as pessoas vão ao hospital porque estão precisando de ajuda de socorro, e as vezes xingam os funcionários porque estão com fome, com dor, e já estão ali há muito tempo, o prefeito precisa muito ter consciência das suas obrigações não largar o serviço dele na mão dos outros fora que pagamos pra ter uma saúde de qualidade o sistema sua não é um sistema falho são as pessoas que estão lá trabalhando e na gestão que não estão preparadas e interessadas em melhorar as coisas
M – [09:57]: Eu me senti um lixo pelo descaso dos recepcionistas e muito triste em ver tanta gente largada pra lá com dor doente há muito tempo esperando, tinha umas 50 pessoas ali esperando atendimento.
M – [09:58]: Um monte de idosos, grávida só tinha eu, que eu percebi.
M – [09:59]: Chamavam de cinco em cinco e demoravam para chamar de novo.
M – [10:00]: Tinha um senhor lá tentando organizar tudo, tinha umas fichas das pessoas que a recepção não sabia onde estava.
M – [10:02]: Daí a moça [atendente]falou que se xingasse eles iam chamar a polícia daí eu fiquei indignada porque eu chamei a GCM e eles não me atenderam, ou seja, nós estamos ali esperando não podemos fazer nada que é desacato ao funcionário e eles podem nos desacatar desrespeita e tá tudo certo?
M – [10:03]: GCM chegou lá com bandido e passou na frente, deveriam ter deixado o bandido esperando igual a gente estava isso é injusto.
M – [10:08]: O secretário da Saúde acha que está tudo certo lá no hospital mas não sabe de nada o que se passa lá.
M – [10:10]: Se não tem médico contrata mais, se não tem remédio compra mais, Ibiúna é cidade turismo recebe mais verba e o hospital uma vergonha, Ibiúna é uma das cidades que mais arrecada impostos e está nessa situação.
M – [10:13]: E o povo de Ibiúna deveria ter coragem de reclamar seus direitos já que ninguém tá ligando, tem que reclamar cobrar, não ficar pensando só no seu próprio umbigo, eu liguei e falei de todos que estavam esperando assim tem que ser feito todos por uma causa. .
M – [10:15]: O médico que me atendeu foi educado e me orientou a não tomar remédio do covid porque estou gestante; só o paracetamol para febre e dor.
M – [10:15]: O [médico]que atendeu minha filha deu medicação e quem deu a receita depois e preencheu e deu atestado foi a enfermeira.
M – [10:17]: Bom eu fiquei muito indignada com a falta de compromisso dos funcionários principalmente na recepção.