COVID-19 – SUS E HOSPITAIS PRIVADOS DE SP REGISTRAM AUMENTO RÁPIDO DA DOENÇA
O surgimento de uma nova subvariante do coronavírus, atribuído a pouca adesão às doses de reforço das vacinações e às aglomerações na campanha eleitoral, vem provocando há duas semanas o aumento de cantaminação pelo vírus da covid-19.
A Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e a Universidade de São Paulo – Usp já tornaram obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechado de todas as áreas do campus.
USO DE MÁSCARAS
Na USP, desde a última sexta-feira (11), o uso de máscaras já está sendo exigido nos locais fechados, com preferência para máscaras cirúrgicas ou do tipo PFF2, bem ajustadas ao rosto e cobrindo nariz e queixo.
Os diagnósticos positivos da doença aumentaram rapidamente em São Paulo, assim como as internações pelo Sistema Único de Saúde – SUS e em hospitais privados como Albert Einstein e Sírio Libanês.
O infectologista David Uip, secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento da Saúde, fez um alerta recomendando o retorno imediato do uso de máscaras em locais de alto risco, como transporte público e aglomerações e, especialmente, a população vulnerável, como idosos e pessoas com deficiência imunológica e comorbidades.
Uip fez a ressalva de que, por enquanto, se trata de uma recomendação, mas se entende que se continuar a tendência de alta da transmissão do vírus, as autoridades estaduais poderão, por meio de decreto, determinar o uso obrigatório em todo o estado de São Paulo, como já ocorreu durante a pandemia.